Motores

Kris Meeke supera exigente ‘teste’ do Alto Minho e lidera Rali de Portugal

MeekeRaliPortugal5

Kris Meeke pode não estar a disputar o campeonato do mundo de ralis deste ano, mas no seu regresso ao WRC no Rali de Portugal está a mostrar o que pode fazer quando no próximo ano a Citroën estrear a sua nova máquina.

Aos comandos do DS3 WRC o britânico esteve sublime nos troços de Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, onde apenas foi batido uma vez por Jari-Matti Latvala, conseguindo construir uma vantagem superior a meio minuto relativamente ao seu adversário mais próximo.

E não foi um dia fácil, sobretudo a secção da tarde, com os abandonos de Hayden Paddon e Ott Tanak na segunda passagem por Ponte de Lima devido a saídas de estrada a culminar com o incêndio completo do Hyundai i20 WRC do piloto neozelandês.

Felizmente que para Paddon, para o seu navegador sem consequências físicas, tal como sucedeu com Tanak e Raiho Molder, cujo Ford Fiesta R5 ainda conseguiu ser salvo das chamas pelos bomeiros.

AcidentePaddonTanak

O troço teve de ser neutralizado, e dado que Kris Meeke passava muito depois dos outros pilotos de fábrica teve de o fazer em ligação. O britânico não foi prejudicado, pois os comissários desportivos atribuíram-lhe o mesmo tempo vencedor.

Jari-Matti Latvala contava poder discutir os triunfos nas classificativas com Meeke, só que a direção assistida do seu Volkswagen Polo R WRC teve uma fuga de óleo e o finlandês foi perdendo tempo ao longo da tirada, caindo para o nono posto da classificação.

Sebastien Ogier aproveitou para ascender ao segundo lugar, partindo para o terceiro dia de rali a mais de meio minuto de Kris Meeke, enquanfo Dani Sordo ocupa o terceiro posto, a 5,4s do francês. Muito por culpa de um furo na última especial do Alto Minho.

Na Porto Street Stage ‘mandou’ Thierry Neuville, mas o belga, que foi demasiado conservador nos troços de Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo , acabou o dia apenas na quinta posição e já a mais de um minuto do líder.

SordoRaliPortugal3

Classificação após PE 9
1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) 44m03,6s
2.º Sebastien Loeb/Julien Ingrassia (Vokswagen) + 31,9s
3.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 37,3s
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Volkswagen) + 52,3s
5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m12,2s
6.º Sebastien Lefebvre/Gabyn Moreau (Citroën) + 1m33,5s
7.º Mas Ostberg/Ola Floene (Ford) + 1m46,0s
8.º Eric Camilli/Bernard Veillas (Ford) + 1m49,7s
9.º Jari-Matii Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 3m50,9s
10.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 4m06,4s

Fotos: Márcio Ranhada

Em destaque

Subir