Motores

Kris Meeke estreia-se a vencer no WRC e Citroën obtém ‘dobradinha’

arg_meeke

Kris Meeke alcançou a sua primeira vitória no campeonato do mundo de ralis (WRC) ao impor-se no Rali da Argentina, que este domingo se concluiu no norte daquele país sul-americano.

O triunfo do britânico da Citroën começou a desenhar-se logo no primeiro dia, quando problemas mecânicos obrigaram Sebastien Ogier a abandonar e deixaram Meeke na frente da prova.

Depois o piloto da Irlanda do Norte soube gerir muito bem a vantagem sobre Jari-Matti Latvala quando o finlandês da Volkswagen procurou dar-lhe luta. Duelo que durou pouco, já que logo no segundo dia o Polo R WRC do nórdico começou a dar problemas e ditou a queda para o terceiro posto.

Kris Meeke ainda sofreu um furo neste último dia de rali, mas o mais que o seu companheiro de equipa Mads Ostberg conseguiu foi aproximar-se, terminando a pouco mais de 18 segundos do britânico.

arg_ost

O norueguês da Citroën capitalizou os percalços de Latvala para dar uma improvável ‘dobradinha’ para a marca francesa no país das pampas, até porque o finlandês da Volkswagen viria a abandonar nesta derradeira tirada, com problemas na bomba de combustível do Polo na penúltima especial.

Um desaire completo para a marca campeã do mundo, já que depois da desistência de Sebastien Ogier no primeiro dia, a Volkswagen já perdera também os serviços de Andreas Mikkelsen, com avaria do servo freio do seu Polo.

arg_elfyn

Disto beneficiou Elfyn Evans para levar o melhor dos Ford Fiesta RS WRC da M-Sport ao último lugar do pódio, depois de uma exibição consistente em que o galês não cometeu erros e conseguiu não perder muito tempo para os pilotos da frente.

Daniel Sordo salvou a honra da Hyundai com a sua quinta posição. O espanhol limitou assim os estragos, depois de ter sentido problemas com a direção assistida do seu i20 WRC no primeiro dia e com um sensor de pressão de combustível na etapa de sábado.

Classificação final

1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroë) 3h41m44,9s

2.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 18,1s

3.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m27,4s

4.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 6m26,1s

5.º Dani Sordo/Marc Martin (Hyundai) + 10m46,7s

6.º Khalid Al-Qassimi/Chris Patterson (Citroën) + 11m19,9s

7.º Abdulaziz Al-Kuwari/Michale Clarke (Ford) + 16m02,6s

8.º Diego Dominguez/E. Galindo (Ford) + 18m48,2s

9.º Gustavo Saba/Diego Cagnotti (Skoda) + 21m20,6s

10.º Federico Vilagra/D. Curletto (Ford) + 25m19,6s

Em destaque

Subir