Motores

Kris Meeke é o líder surpresa na Argentina depois do abandono de Sebastien Ogier

Kris_Meeke_Argentina15

Kris Meeke é o comandante do Rali da Argentina depois de um primeiro dia de prova surpreendente, na medida em que o líder do campeonato, Sebastien Ogier, foi obrigado a abandonar devido a problemas mecânicos no seu Volkswagen Polo.

Apontado como principal favorito à sexta vitória consecutiva, Ogier parou ao sexto quilómetro dos 50 que compunham a primeira especial de estrada desta sexta-feira. O francês tinha ganho a super-especial de quinta-feira à noite, mas no longo troço de Agua de Oro teve de parar, não conseguindo retomar o andamento.

Face a isto, e depois de na véspera ter sido dois segundos mais lento do que o campeão do mundo, Meeke viu-se na liderança do rali, atacando de imediato, para ganhar mais de 33 segundos a Jari-Matti Latvala, que com o abandono de Seb Ogier passou a ser a esperança da Volkswagen para vencer a prova sul-americana.

O finlandês conseguiria ainda recuperar 18 segundos ao britânico da Citroën, mas este respondeu na última classificativa do dia, superando o seu rival em mais de 14 segundos. Como resultado Kris Meeke terminou o dia com quase meio minuto de vantagem sobre Latvala.

Jari_Matti_Latvala_Argentina15

A Citroën poderá mesmo obter um excelente resultado de conjunto na Argentina se Mads Ostberg se mantiver na perseguição aos dois primeiros, já que concluiu esta etapa inicial na terceira posição, ainda que a mais de um minuto do líder.

O norueguês foi consistente ao longo do dia, evitando percalços que outros, como Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen, tiveram ao furarem, com o belga a deixar o seu Hyundai muito mal tratado, acabando por cair para a oitava posição.

Mais sorte teve Dani Sordo, que apesar de problemas de direção no seu Hyundai i20 WRC conseguiu recuperar algum terreno e concluir o dia na quarta posição, à frente de Elfyn Evans, o melhor dos homens da M-Sport.

Classificação após a 4.ª PE

1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroë) 1h29m39,5s
2.º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Volkswagen) + 28,7s
3.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m03,3s
4.º Dani Sordo/Marc Martin (Hyundai) + 1m43,7s
5.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m50,5s
6.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 2m51,5s
7.º Yuri Protasov/Pavlo Cherepin (Ford) + 4m25,8s
8.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 4m57,8s
9.º Khalid Al-Qassimi/Chris Patterson (Citroën) + 5m05,0s
10.º Abdulaziz Al-Kuwari/Michale Clarke (Ford) + 5,,47,9s

Em destaque

Subir