Tecnologia

Kinect: Sensor de movimento da Microsoft chega a Portugal

altO novo produto da Microsoft, Kinect, vai estar disponível em Portugal e em mais 18 países, recebendo uma melhoria no software e comandos por voz em quatro línguas distintas.

O Kinect para PC está disponível no mercado americano desde o início de fevereiro e em alguns países europeus, num total 12 locais distintos.

Este novo produto traz a possibilidade dos comandos de controlo serem descartados, ficando-se apenas pela deteção de movimentos corporais do jogador.

Atualmente, a Microsoft está a estudar novas aplicações para o Kinect, investindo em programas de teste e em programadores. Outra das ideias é o Kinect Aceelarator, o qual visa auxiliar na criação de grupo de desenvolvimento. Trata-se de um incentivo para serem criadas novas aplicações a partir deste dispositivo.

Vários projetos têm sido exibidos, um dos mais notórios é o ‘Women’s Denim Days’, apresentado em Los Angeles, na Bloomingdale’s, um sensor que possibilita ajuda na compra de calças de ganga. Ou ainda outro, que tem sido utilizado na Nissan, com a finalidade de avaliar os veículos.

Já em Espanha, o dispositivo está a ser utilizado num hospital, para os médicos interagirem com os computadores durante intervenções cirúrgicas.

A versão 1.5 prevista para maio, vem com o Kinect Studio, que permite aos programadores gravar, reproduzir e corrigir erros de clips que foram criados por outros meios.

Esta nova versão também poderá trazer um controlo do esqueleto sentado, que validará o movimento da cabeça, pescoço e braços, estando o utilizador sentado à secretária ou de pé.

O controlo por voz terá incluído mais quatro línguas (francês, italiano, espanhol e japonês) além de uma extensão vocabular inglesa, reconhecendo diferentes típicos sotaques, como o da Irlanda, Grã- Bretanha e Austrália.

Em destaque

Subir