Fórmula 1

Kimi Raikkonen o mais veloz no final dos testes em Barcelona

RaikkonenBarcelona516

Kimi Raikkonen concluiu o quarto e último dia da primeira bateria de testes da pré-temporada de Fórmula 1 em Barcelona com o melhor tempo.

O finlandês da Ferrari utilizou pneus ultramacios da Pirelli para realizar a marca de 1m23,477s na melhor das 80 voltas por si efetuadas, batendo por oito décimas Daniil Kvyat, que utilizou o mesmo tipo de pneus.

O empenho de Rakkonen garantiu também que a Ferrari dominasse três dos quatro dias dos ensaios, apenas interrompidos na quarta-feira, quando Nico Hulkenberg foi o mais veloz.

Apesar do esforço de ‘Ice Man’, não conseguiu superar a marca conseguida por Sebastian Vettel na terça-feira (1m22,810s), que se manteve como o melhor tempo da semana.

Neste quarto dia de ensaios no circuito da Catalunha, Alfonso Celis Jr guioy o Force India VJM09, e o jovem piloto de desenvolvimento da formação de Silverstone acabou com o terceiro melhor registo, utilizando os pneus supermacios na melhor das 75 voltas por si efetuadas.

MagnussenBarcelona416

Kevin Magnussen apenas usou pneus macios para chegar ao quarto registo ao volante do Renault RS16, mas não evitou parar na curva 13 do traçado catalão a 15 minutos do final da sessão. Mesmo assim o dinamarquês realizou várias simulações de corrida, totalizando 153 voltas.

Max Verstappen foi o quinto mais veloz aos comandos de um Toro Rosso STR11 que rodou já com as cores de 2016, sendo bastante atualizado para a segunda semana de ensaios, dentro de dias também em Barcelona. O holandês completou 110 voltas.

Felipe Nast esteve aos comandos do Sauber de 2015, que se despediu das pistas realizando 121 voltas pelas mãos do brasileiro, autor da sexta marca do dia, à frende de Nico Rosberg, que voltou a dividir funções com Lewis Hamilton na Mercedes.

Aos comandos do F1 W07 o alemão efetuou 86 voltas, contra 99 do britânico, novamente empenhados a completar distâncias de corrida.

HamiltonBarcelona416

Na Williams voltou a dar-se prioridade a outros aspetos do FW38 – como a aerodinâmica – que não a velocidade de ponta, pelo que Felipe Massa se quedou pelo nono registo a três segundos de Raikkonen.

Já na Haas Esteban Gutiérrez esteve ocupado com uma simulação de corrida, antes de obrigar à interrupção da sessão, ao parar entre as curvas 4 e 5 da pista catalã. Percalço que também Rio Haryanto conheceu no Manor na curva 4, depois de no seu primeiro dia não ter evitado um pião.

Os problemas continuaram na McLaren Honda, com Fernando Alonso a não conseguir efetuar mais do que três voltas. A equipa daria por fim os trabalho mais cedo. Desta vez parece que se tratou de uma fuga no líquido de refrigeração do MP431.

Em destaque

Subir