Fórmula 1

Kimi Raikkonen e Ferrari dominam qualificação do GP do Mónaco

Kimi Raikkonnen e a Ferrari dominaram a qualificação do Grande Prémio do Mónaco, com o finlandês a garantir a sua primeira ‘pole position’ do ano, depois de bater o seu companheiro de equipa Sebastian Vette por 43 milésimas. Kimi efetuou a sua melhor volta em 1m12,178s.

Para além do domínio da Ferrari sobressaiu o facto de Lewis Hamilton ter tido problemas no seu Mercedes e nem sequer ter conseguido chegar à terceira e decisiva sessão.

O vice-campeão do Mundo vai largar apenas do 13º lugar da grelha de partida para a corrida de domingo. É que quando efetuava a sua primeira tentava o melhor tempo na segunda sessão de qualificação o seu Mercedes deu problemas. Na última tentativa teve o azar de Stoffel Vandoorne bater contra os rails na zona das piscinas gorando a possibilidade de Hamilton atingir a Q3.

Assim a luta resumiu-se aos pilotos da Ferrari, a Valtteri Bottas, no único Mercedes ‘sobrevivente’ e aos pilotos da Red Bull. Raikkonen acabou por ser mais forte do que Vettel, que foi apenas duas milésimas mais rápido que Bottas para garantir o segundo lugar na grelha.

Os pilotos da Red Bull também tentaram disputar um lugar na primeira fila, mas o melhor que conseguiram foi colocar Max Verstappen no quarto posto, enquanto Daniel Ricciardo se teve de contentar com o quinto lugar, dividindo a terceira fila da grelha de partida com Carlos Sainz Jr, o único piloto da Toro Rosso a atingir a Q3. Atrás do espanhol ficaram Romain Grosjean, Sergio Perez e o regressado Jenson Button, já que Stoffel Vandoorne, acidentado no final da Q2 não pôde participar nesta derradeira sessão de qualificação.

Mas para além do domínio da Ferrari, sobressai o facto de Lewis Hamilton ter de largar da 14ª posição para o grande prémio do ano onde o lugar na grelha de partida é mais determinante, pois ultrapassar nas ruas do Principado é tarefa quase impossível. O britânico pode queixar-se do seu Mercedes, mas agora tem de pensar é numa estratégia inteligente que lhe permita sobretudo limitar as perdas na corrida, ‘salvando’ uns pontos.

Também ficam na retina alguns acidentes, nomeadamente o de Vandoorne, que obriga a McLaren a trabalhar para recuperar o monolugar do belga, embora a equipa seja toda sorrisos depois da excelente performance do regressado Jenson Button. Infelizmente a troca da unidade recuperação de energia do carro do inglês vai fazê-lo perder 15 lugares na grelha. Uma pena para o substituto de Fernando Alonso na prova monegasca

Resultado da qualificação

1º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m,12,178s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m12,221s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m12,223s
4º Max Verstappen (Red Bull) 1m12,496s
5º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m12,998s
6º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m13,162s
7º Sergio Pérez (Force India) 1m13,329s
8º Romain Grosjean (Haas) 1m13,349s
9º Jenson Button (McLaren) 1m13,613s
10º Stoffel Vandoorne (McLaren-Honda)

Em destaque

Subir