Nacional

Kiko Martins, o chef que venceu o concurso que a NASA… nunca fez

Kiko Martins anunciou ao país ter ganho um concurso da NASA, pelo que “a primeira receita a ser cozinhada em Marte” seria portuguesa. Mas a verdade é outra, com o chef a ser apanhado em contradição.

Para além de divulgar nas redes sociais a vitória no alegado concurso da NASA, Kiko Martins foi mesmo ao ‘Programa da Cristina’ gabar-se de “um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Gastronomia”.

“É uma comida que estou a preparar que vai a Marte”, anunciou o chef.

Convidado por Cristina Ferreira a explicar-se, enquanto fazia umas bolinhas de bacalhau, acrescentou: “Isto começou por ser uma brincadeira. Foi um concurso. Aliás, não foi brincadeira nenhuma. Foi um concurso da NASA:”

Não há “nada mais credível no mundo do que a NASA”, reforçou Kiko Martins.

Só que a famosa agência espacial dos EUA… não faz concursos de culinária.

Esta intervenção televisiva de Kiko Martins ocorreu no dia 12 de fevereiro. Supostamente, o português era um dos quatro chefs que teria chegado à final do alegado concurso.

No dia 26, enviou um comunicado para as redações, relevando: “É portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko”.

“Isto foi um concurso feito pela NASA, algo que impõe muita autoridade, muita credibilidade”, insistiu, também no dia 26, agora como entrevistado do ‘Jornal da Uma’, da TVI.

Kiko Martins venceu efetivamente um concurso, mas não foi o único: houve mais vencedores. Só que a iniciativa nada teve a ver com a NASA.

Quem promoveu o concurso, realizado em Saragoça (Espanha), foi o Centro de Astrobiologia de Madrid.

Questionado pela Sábado, o chef garantiu que nunca se autointitulou como ‘vencedor do concurso da NASA’, argumentando com uma publicação no Instagram em que apresentava o Centro de Astrobiologia de Madrid como “afiliado da NASA”.

Só que a revista publicou também uma imagem do Instagram de Kiko Martins antes… desse post ter sido editado.

Veja as diferenças.

203Shares

Mais partilhadas da semana

Subir