Motociclismo

Kiko Maria com o seu melhor resultado na European Talent Cup

Francisco ‘Kiko’ Maria obteve hoje no Circuito do Estoril o seu melhor resultado na European Talent Cup, ao ser 20º na primeira corrida – disputada à chuva – e 24º na segunda.

O jovem piloto português da Impala Leopard Junior Team ficou ficou a 2m12,908s do vencedor do primeiro confronto, o campeão espanhol Iván Ortolá Diez, que, aliás, viria a consagrar-se como o grande dominador da jornada inaugural da edição 2019 da ETC, ao triunfar também na segunda corrida.

Kiko levou assim 50 pontos do Estoril, cotando-se, desde já, como um dos mais sérios candidatos à vitória final. E da segunda vez que esteve em pista concluiu a prova no 24.º posto e foi cronometrado em 33m00,149s, mais 47,296s que Ortolá.

Enquanto isso, o seu colega de equipa, o italiano Pasquale Alfano, conclui a primeira corrida nos pontos, terminando na 13.ª posição, mas foi afetado por uma série de problemas na segunda, que concluiu no 31.ª e último lugar.

“Foi extremamente difícil, nomeadamente na primeira corrida, feita sob chuva intensa e com várias quedas. Preferi não arriscar e rodar o mais possível em condições de exigência máxima”, declarou, no final, o piloto português, que na quinta-feira completou 15 anos.

Kiko destacou ainda: “Como consegui finalizar as duas corridas e fiz tempos com uma regularidade consistente na segunda, sem chuva mas com a pista ainda muito molhada, tenho de me dar por satisfeito. A continuar assim, vou melhorar e estou certo que em breve entrarei na luta pelos pontos”.

Largando da nona fila da grelha de partida, fruto do 27.º tempo das qualificações, o único participante português na ETC doseou o seu andamento desde cedo, com o objetivo assumido de chegar ao fim, tanto mais que “nunca havia disputado uma prova em condições climatéricas tão adversas”.

Disputada que está a primeira das sete provas da ETC 2019, a competição prossegue em Valência, nos próximos dias 27 e 28. Antes, porém, ‘Kiko’ Maria estará em Jerez de la Frontera, já no próximo fim de semana, para iniciar a sua segunda participação no campeonato de Espanha de PréMoto3, categoria em que é vice-campeão nacional.

Em destaque

Subir