Cultura

Kika e Jimmy P confirmados no Meo Marés Vivas

Jjimmy_P_2015

Kika e Jimmy P juntam-se ao cartaz do Meo Marés Vivas e reforçam o contingente de artistas nacionais para o cartaz festival. Juntam assim a Ana Moura, Richie Campbell, Buraka Som Sistema e Miguel Araújo.

No dia 17 de julho, sobe ao Palco MEO a portuense Francisca Osório de Castro, mais conhecida por Kika, considerada a artista revelação mais impactante do panorama muscical português.

Com o seu álbum de estreia ‘Alive’, conquistou em 2013 as playlists das principais rádios nacionais – tendo o single ‘Guess It’s Allright’ atingido o top de vendas. Gravado por RedOne, esta música serviu de cartão de visita para a cantora e dá-lhe uma maior dimensão internacional atraves da sua voz única e rara.

Uma ‘future Star’ como lhe chamou RedOne, o maior produtor e vencedor de vários Grammys, já trabalhou com Lady Gaga, Michael Jackson, Mary J. Blige, entre outros.

Foi no colégio que frequenta desde os 3 anos que teve uma aprendizagem bilingue e domina o inglês, foi também no colégio que desenvolveu a paixão pela música – aos 5 anos aprende a tocar piano e a música instala-se em definitivo na sua vida com o músico britânico Dan McAlister.

Quando se deu conta estava no Twin Peaks Recording Studio ao lado de Adam Fuest – músico que trabalhou com Cure.

E muito rapidamente surge ‘Alive’ – o seu álbum de estreia e o single’Guess It’s Allright’ é elevado a outro patamar através de RedOne, que se rende à voz e talento de Kika.

A música entra no airplay nacional e chega ao top da Rádio Comercial, conseguindo ainda o número um no Itunes Store (Portugal).

Outros dois temas– ‘Love Life’, um dueto com o francês John Mamann e ‘I Want You Back’ uma versão dos Jackson 5 – serviram de base a uma campanha publicitária.

Kika sobe ao palco do Marés Vivas no dia 17 de julho, dia em que atuam Lenny Kravitz, Miguel Araújo e Buraka Som Sistema e vem nos mostrar porque é considerada uma promessa de sucesso para o futuro da música nacional.

Jimmy P, alterego para Joel Plácido, nasceu no Barreiro, mas a sua história está associada a várias geografias nomeadamente Angola da qual é natural, Paris onde viveu durante o período da adolescência e a cidade Invicta onde começa a dar os primeiros passos na música.

Atua no Meo Marés Vivas em dia ainda a definir e, dará aos seus fãs mais um motivo para o verem e ouvirem naquele que é o maior palco a norte dos festivais de verão.

Foram precisamente o gosto e o hábito de ouvir Rap, adquiridos no tempo que viveu em Paris, e a influência de outros estilos musicais diversos herdados pelo seu pai (Semba, Morna, Coladera, Salsa, Reggae, Jazz), que despertaram a sua apetência para a escrita, levando-o a passar para o papel as suas vivências, e a forma como via o mundo.

Seguiu-se um processo natural de maturação e crescimento musical que origina o aparecimento de Jimmy P como artista solo. As diversas participações em projetos de renome como a coletânea ‘Rascunhos’ (produzida por Conductor dos Buraka Som Sistema) e o tema ‘Melhores Anos’ com Valete, associados às colaborações com artistas como Chullage ou Bezegol, confirmam o seu estatuto de artista independente aclamado e ouvido no panorama da música cantada em português, onde tem milhares de seguidores.

Em 2013 Jimmy P coloca nas lojas o primeiro longa duração #1 que surpreendeu crítica e público. O disco esgotou em pouco mais de um mês e deu origem a uma tour intensa de espetáculos que o têm levado a percorrer o país de norte a sul.

A fusão do Hip-Hop, Reggae, R&B e Rock aliados a uma performance de grande nível tornam-no um artista singular e camaleónico, desejado pela maioria dos promotores.

Para responder às exigências do mercado, Jimmy P apresenta-se em dois formatos: showcase adaptado a clubes e auditórios com um Dj e um Mc de apoio, e em formato live band adaptado a atuações ao ar livre ou em palcos maiores.

A finalizar o ano de 2014, Jimmy P lança para a internet ‘Marcha’, a primeira faixa a ser revelada do novo disco e que conta com as rimas de Valete e produção de Dj Ride. Quase em simultâneo, o rapper sobe ao palco dos Portuguese Festival Awards para atuar com uma orquestra, acabando por vencer na categoria de Melhor Atuação – Artista Revelação

O ano 2015 marca o regresso de Jimmy P às edições. ‘Fvmily F1rst’, assim se chama a segunda longa duração.

Intitulado ‘Fvmily F1rst’ (lê-se family first), o disco sai com o selo da recém criada editora Kambas, fundada por Fred Ferreira (Orelha Negra/Banda do Mar), e tem distribuição nacional Sony Music. São para já conhecidos dois temas: ‘Marcha’ que foi disponibilizado para a web em Novembro através do canal de soundcloud do rapper, e ainda o single ‘On Fire’ que já se ouve nas rádios nacionais, acumula mais de 350 mil visualizações em pouco mais de três semanas, e que nas próprias palavras de Jimmy P ‘é o tema que melhor ilustra aquilo que é este álbum – um crossover entre o rap e o rn’b’.

‘Fvmily First’ foi gravado integralmente nos estúdios profissionais da Sine Factory, com mistura e masterização a cargo de Michael Ferreira que coproduziu executivamente este disco, à semelhança do que aconteceu no antecessor #1. Feito em colaboração com vários músicos e produtores, o segundo longa duração de Jimmy P conta com produções de Dj Ride Agir, Fred (Orelha Negra), J-Cool, e Francisco Reis, e traz também alguns featurings nomeadamente com Valete, Agir que empresta a voz no tema ‘2 dias’, JêPê, e D-Ro.

Em destaque

Subir