Apresentações/Novidades

KIA Stonic junta-se ao ‘clube’

O KIA Stonic é o mais recente membro do ‘clube’ dos SUV, tão em voga. Um modelo que vai competir num segmento bastante concorrido, de onde se contam modelos como o ‘best-seller’ Qashqai, o Renault Captur ou o Volkswagen Tiguan, e que é uma espécie de ‘irmão-gémeo’ do Hyundai Kona, com o qual partilha o chassis e a mecânica.

Disponível no último trimestre deste ano, o Stonic terá a seu favor a personalizalção, à imagem do que acontece com o Citroën DS3 ou o Mini, com 20 combinações de cores possíveis.

Na base deste leque de opções está o teto estilo Targa, sendo que esse pode incluir cinco variedades, e que ‘casam’ bem com o estilo jovem e compacto do Stonic, que mais parece um pequeno citadino elevado à categoria de fora-de-estrada. Superfícies suaves graciosas, sem nada de muito radical, mas bastante consensual. Um reflexo de ter sido desenhado na Europa em colaboração com o centro de estilo da KIA na Coreia do Sul.

Esta imagem moderna tem transposição para o interior, onde tudo está pensado para o utilizador jovem, nomeadamente o seu equipamento multimédia, pensado para a conectividade, com funcionalidade ‘smartphone’ Android Auto e Apple CarPlay através de um ‘touchscreen’.

As motorizações do Stonic não traem a sua origem citadina, pois incluem-se um bloco três cilindros de 1.0 litros a gasolina (T-GDi) de injeção direta (120cv), e um 1.6 diesel (110 cv), sendo a transmissão manual de cinco velocidades.

No equipamento de segurança estão incluídos a emergência anti colisão fontal com reconhecimento de peões, a sensor de ângulo morto com alerta de tráfego traseiro e o aviso de saída da faixa de rodagem.
Não faltando também o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) e gestão de estabilidade (VSM), com vetorização do binário por travagem, estabilidade em linha recta e controlo de travagem em curva. Já o novo sistema de câmara é opcional, bem como o comutador inteligente de luzes de máximos e detetor de cansaço do condutor.

Apesar das dimensões exteriores compactas, há muito espaço a bordo, pois para além de cinco adultos viajarem confortavelmente, o Stonic possui uma generosa bagageira de 352 litros, cuja capacidade poder ser ampliada ou reduzida, graças a uma plataforma de carga com dois níveis.

O novo SUV da KIA é abrangido pela tradicional garantia de sete anos ou 150 mil quilímetros. No mercado nacional o Stonic será proposto a partir dos 17 mil euros para a motorização 1.0 Turbo, e desde os 23 mil euros para o 1.6 Turbodiesel, estando incluída a atualização gratuita do sistema de navegação durante seis anos.

Em destaque

Subir