Apresentações/Novidades

KIA Niro um SUV mais amigo do ambiente

kianiro1

O KIA Niro é o mais recente membro do apetecível segmento dos SUV, aquele que maior crescimento regista no mercado automóvel. Sendo que este modelo, para além de ser mais pequeno que o já conhecido Sportage, tem a particularidade de ser comercializado entre nós com uma motorização híbrida.

São de facto certos detalhes que fazem deste ‘crossover’ coreano uma proposta única, pois só a aparência o poderá comparar com outras propostas existentes no mercado.

Claro que a grelha é inconfundível, afastando-se a estética do Kiro do seu ‘irmão mais velho’ quando nos concentramos noutros detalhes, como as óticas ou mesmo o perfil. O mesmo é dizer que a KIA procurou um design consensual para este SUV.

No entanto não se trata de um ‘crossover’ acanhado, antes pelo contrário. Os seus 4,350 metros de comprimento permitem disponibilizar bastante espaço, embora seja mais curto (12cm) e mais baixo que o Sportage. Não apenas cinco adultos tem bastante espaço para as pernas nos bancos traseiros como o volume de carga nada fica a dever à concorrência, com 427 litros de volume que passam a 1425 com o rebatimento dos bancos traseiros.

kianiro4

Assente numa nova plataforma, desenvolvida a pensar na especificidade de um modelo elétrico – será utilizada em 22 modelos do Grupo Hyundai até 2020 – este novo SUV coreano conta com baterias de polímero de iões de lítio para armazenar energia recolhida nas desacelerações.

Não é algo propriamente inédito, mas tem a vantagem de ser uma tecnologia já bastante testada. A alimentar o motor elétrico de 32 kW a desaleceração serve para potenciar um motor a gasolina de injeção direta 1,6 litros GDI com 105 cv, desenvolvido exclusivamente para modelos híbridos dentro do Grupo Hyundai. Combinado com o motor híbrido a potência situa-se nos 141 cv (265 Nm).

A KIA diz que com a bateria totalmente carregada é possível fazer vários quilómetros em modo completamente elétrico, ainda que para o fazer não se deva exceder os 50 km/h. Mas se utilizarmos o motor a gasolina a 100 km/h depois será teoricamente possível cumprir uma distância idêntica em modo elétrico.

kianiro3

Convém destacar a particularidade que, contrariamente a outros modelos híbridos, o KIA Niro utiliza uma caixa de velocidades de seis velocidades com dupla embraiagem.

Obviamente que para termos poupança de combustível não podemos estar à espera de grandes performances, daí que o Niro precise de 11,5 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e não ultrapasse os 160 km/h de velocidade máxima. Mas por outro lado consegue-se um nível de emissões de CO2 que não ultrapassa os 101 g/km.

Em termos de equipamento o KIA Niro está disponível numa única versão bastante completa, que inclui bancos em tecido e pele, sistema de navegação com monitor de sete polegadas, ‘bluetooth, carregador de telemóvel wireless, câmara traseira de auxílio ao estacionamento, sensores de chuva, chave inteligente, ajuste elétrico e lombar do banco do condutor e jantes de 18 polegadas.

O preço anunciado para este novo SUV coreano situa-se nos 28 191 euros na campanha de lançamento, devendo ultrapassar os 32.000 após essa fase, mantendo a tradicional garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros da marca.

kianiro2

 

Em destaque

Subir