Apresentações/Novidades

KIA lança o seu primeiro modelo elétrico; o Soul EV

KIAsoulEV2

A KIA acaba de lançar entre nós o seu primeiro modelo totalmente elétrico; o Soul EV. Um modelo que conjuga a vocação citadina com a ausência de emissões poluentes, que afetam tanto o ambiente dos nossos centros urbanos.

Esteticamente o ponto que chama mais a atenção é a ausência de uma grelha propriamente dita, detalhe que a partir de agora vai caracterizar todos os modelos cem por cento elétricos – veja-se o exemplo do último lançamento da Tesla.

Claro que o construtor coreano não perdeu de vista o carácter funcional de um automóvel como o Soul patente na versão de combustível lançado anteriormente. A sua dimensão e espaço interior fazem dele uma opção séria para quem se quer deslocar na cidade.

Enfrentando ainda uma concorrência ainda escassa na sua ‘franja’ de mercado – recordamos o Leaf ou o BMW i3 – este KIA tem algumas variações de estilo relativamente ao modelo de combustão interna, e que têm sobretudo a ver com melhorias aerodinâmicas e funcionais – para além da ausência da grelha, surge nela uma pequena tampa deslizante para a boca de recarga.

KIAsoulEV3

O motor elétrico do Soul EV tem uma potência de 81,4 kW, que é razoável para um automóvel deste tipo, devido sobretudo à sua relação peso/potência. O equivalente a 110 cv às 285 Nm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 12 segundos e uma velocidade máxima de 145 km/h.

Mais importante é a autonomia. A KIA anuncia 212 quilómetros, para um tempo total de recarga – em tomada de 100 kW – de 25 minutos, ou até nove horas numa tomada doméstica.

Outro aspeto a ter em conta no Soul EV é o tamanho das baterias, que variam entre ‘packs’ de 21 e 24 kW, ligeiramente menos que, por exemplo, as 28 kW do Mercedes Classe B elétrico.

A qualidade dos materiais empregues no interior está dentro dos padrões a que a KIA nos habituou nas mais recentes gerações dos seus modelos, que está já muito próxima dos da ‘casa-mãe’ Hyundai, com o detalhe dos bancos utilizarem tecidos biodegradáveis, a condizer com a matriz ecológica desta versão.

KIAsoulEV4

O espaço a bordo é amplo mesmo para cinco ocupantes, ainda que a bagageira não seja muito generosa. Um volume de 24,2 metros cúbicos, que são ampliados para 61,3 com o rebatimento dos bancos traseiros – que dobram na proporção 60:40.

Do equipamento do KIA Soul EV fazem parte itens com sistema áudio stereo de seis altifalantes, Bluetooth, rádio satélite, entradas USB, comanos no volante, sistema de navegação, botão ‘start’, ar condicionado automático e teto panorâmico.

O novo modelo tem sete anos de garantia e o preço anunciado para o mercado nacional é de 33990 euros – incluindo a compra das baterias (obrigatória). A vantagem é que está isento do pagamento de Imposto Único de Circulação.

Em destaque

Subir