Nas Notícias

Kenny festeja 76 anos: É a pessoa com Down mais velha do mundo

down com 76 anosKenny Cridge festejou os 76 anos, apesar de ter vindo ao mundo como nado-morto. Nos anos 40, a esperança de vida para uma pessoa com síndrome de Down era de 12 anos. Em 2008 tornou-se no mais velho do mundo com a doença e a cada ano que passa Kenny continua a desafiar a morte.

A 15 de fevereiro de 1940, Iris Cridge deu à luz uma menina, Dorothy. Para surpresa da mãe e dos médicos, havia mais alguém que também queria nascer.

Kenny não viu a luz do dia porque estava morto. Por sorte, os médicos não desistiram do nado-morto e conseguiram trazê-lo à vida.

Só que as surpresas estavam longe do fim. Kenny Cridge tinha a síndrome de Down, num ano em que a esperança de vida para pessoas com essa condição se resumia a 12 anos.

Tinha, não: tem. No passado dia 15, o homem festejou o 76.º aniversário e renovou o recorde que o Guinnesse lhe atribui desde 2008: é a pessoa com Down mais velha do mundo.

Com a ajuda da família de amigos, Kenny Cridge viu morrer a irmã gémea, Dorothy, e um outro irmão.

Há três anos, o idoso mudou-se para o lar Wisteria House em Yeovil, no Somerset (Inglaterra), onde todos os dias lê o jornal, toca harmónica e convive com os outros utentes.

“Para muitos, esta marca parece não ter sentido, mas para o Kenny é mais um feito notável. Ele é uma alegria, está quase sempre a sorrir e até quando vai para a cama ou acorda tem um sorriso. Apesar de ter algumas limitações na comunicação verbal, ele adora conversar e tem um grande sentido de humor”, elogiou a Ann Nicholson, a diretora do lar.

“É um ‘gentleman’ (cavalheiro) e um ‘gentle man’ (homem gentil)”, gracejou a responsável.

Em destaque

Subir