Motores

Katejanowicz rouba liderança nos Açores mas Breen recupera-a

CraigBreenAcores215

O segundo dia de prova no 50.º Sata Rallye Açores foi uma espécie de ‘montanha russa’ de emoções. Craig Breen partiu na liderança mas na primeira passagem pelo longo e bonito troço das Sete Cidades fez um pião e permitiu que o Kajetan Kajetanowicz passasse para o comando da prova.

No final da manhã pouco mais de seis segundos ficavam a separar os dois primeiros, só que Breen tinha outras ideias. Não seria um percalço que retiraria a sua vontade de voltar a liderar o rali e logo na primeira especial da tarde iniciou a recuperação que o levaria de novo ao comando.

O irlandês ganharia as segunda passagens pelos troços de Lagoa, Pico da Pedra, Feteiras e Sete Cidades, onde acabaria por retomar a liderança, ainda que com apenas 2,3 segundos de vantagem sobre Kajetanowicz, prometendo um empolgante duelo para o terceiro e último dia de prova.

KajetoKajetanowiczAcores215

Já Ricardo Moura percebeu depressa que não tinha andamento para os dois primeiros e procurou não cometer erros e andar dentro dos seus limites, já que o seu grande objetivo é terminar o ‘seu’ rali no pódio, para além de ser o melhor português.

A diferença do açoriano para Bruno Magalhães, que era de cerca de meio minuto no começo da tirada, aumentou para mais de 40 minutos. Isto apesar do piloto do Peugeot 208 T16 ter conseguido ultrapassar os problemas de turbo sentidos na véspera, subindo à quarta posição com a desistência de Josh Moffett no começo do dia.

O abandono do irlandês do Ford Fiesta fez com que José Pedro Fontes e Robert Consani passassem a lutar pelo quinto lugar, que o francês ‘roubou’ ao líder do campeonato nacional na primeira passagem pelo troço das Sete Cidades.

RicardoMouraAcores215

Mas na segunda passagem pelo Pico da Pedra o piloto da DS3 Vodafone Team conseguiria recuperar a quinta posição e ganhar mais algum tempo ao seu adversário, que concluiu a tirada a quase 10 segundos.

O lituano Dominikas Boutvilas manteve o comando da Produção, mas viu Luís Rego aproximar-se bastante ao longo da jornada, com o açoriano a terminar a tirada a menos de 40 segundos. O que deverá garantir o triunfo na categoria ERC2 ao piloto do Báltico,

Classificação após a 10.ª Pe
1.º Craig Breen/Scott Martin (Peugeot) 1h26m44,7s
2.º Kajetan Kajetanowicz (Ford) + 2,3s
3.º Ricardo Moura (Ford) + 1m20,9s
4.º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Peugeot) + 2m09,1s
5.º José Pedro Fontes/Miguel Ramalho (Citroën) + 3m30,2s
6.º Robert Consani/Maxine Vilmot (Citroën) + 3m39,8s
7.º Sam Moffett/Karl Atkinson (Ford) + 4m34,7s
8.º Dominylas Butvilas/Kamil Heller (Subaru) + 4m49,6s
9.º Luís Rego/Sancho Eiró (Mitsubishi) + 5m29,1s
10.º Jaroslav Orsák/David Smeidler (Skoda) + 6m07,2s

Em destaque

Subir