Categorias: Mundo

Kate e Gerry McCann sentem culpa pelo desaparecimento de Madeleine

Kate e Gerry McCann sentem culpa, pelo desaparecimento da sua filha, Madeleine, na Praia da Luz, Algarve, e consideram “intolerável” que “nenhuma polícia do mundo” esteja a desenvolver buscas. O casal McCann acredita que a filha “pode estar viva”. As revelações foram feitas em entrevista ao diário espanhol El Pais, concedida depois da apresentação do livro ‘Madeleine’.

Os pais de Maddie, Kate e Gerry McCann, sentem culpa, crença e uma enorme revolta por não verem as autoridades de nenhum país empenhadas nas buscas da menina desaparecida, desde 2007, numa instância turística no Algarve.

Kate e Gerry concederam uma entrevista ao El Pais, depois de apresentarem o livro ‘Madeleine’, e trouxeram de novo para o cenário mediático este estranho desaparecimento, que continua por esclarecer.

E a falta de esclarecimento é ponto de crítica. Segundo o casal britânico, é “intolerável que nenhuma polícia esteja a proceder diligências”, na procura “ativa” da criança. Kate e Gerry McCann acreditam que a filha “pode ser encontrada com vida” e mantêm a investigação privada.

A culpa de ambos é um sentimento que irá acompanhar os pais da criança até ao fim das suas vidas: “Nunca deixaremos de sentir arrependimento e culpa, por tudo o que aconteceu naquele dia”, dizem. No entanto, no seu íntimo, consideram que Madeleine ficou em segurança.

“Se tivéssemos pressentido perigo, por mais pequeno que fosse, teríamos agido de outra forma… Mas não podemos mudar o passado e resta-nos viver com isso. mais podemos mudar. Temos que viver com tudo isso”, referiu Kate McCann.

Entretanto, falaram do presente e de algumas questões privadas. Gerry voltou a exercer como cardiologista, no Hospital de Glenfield (Leicester), enquanto Kate mantém-se empenhada na procura de Maddie.

Os dois outros filhos do casal “fazem perguntas e recordam Madeleine”. “Dizemos-lhes que foi raptada, mas eles não aceitam…”, revela a mãe, que fala de uma “família incompleta”.

Nos últimos quatro anos e cinco meses, já investiram mais de três milhões de euros, na contratação de detetives e na manutenção de uma linha de atendimento telefónico, que recebe informações sobre possíveis avistamentos de crianças que possam indiciar tratar-se de Madeleine. Este valor foi conseguido à custa de donativos.

Scotland Yard esteve em Portugal

O último desenvolvimento na investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann ocorreu em agosto passado, quando agentes da Scotland Yard regressaram a Portugal, para efetuar diligências de finalidade desconhecida. A Polícia Judiciária não confirmou a presença daqueles agentes, mas um porta-voz assegurou à agência Lusa essa deslocação a solo luso.

O caso está arquivado desde 2008, em Portugal, mas em solo inglês prosseguem diligências privadas, relacionadas com o desaparecimento da menor. E se há desenvolvimentos, a Procuradoria-Geral da República desconhece. “Nada foi solicitado ou comunicado”, afirma a PGR.

O alegado regresso a Portugal por parte da Scotland Yard ter-se-á dado dias depois de mais um avistamento. Uma menina com semelhanças físicas, vista na Índia, gerou uma onda mediática. Mas não era Madeleine.

A criança britânica tinha quase 4 anos quando desapareceu, a 3 de maio de 2007, do apartamento onde passava férias com a família, na Praia da Luz (Algarve).

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

15 de maio, nasce Humberto Delgado, o ‘General sem Medo’

Hoje é dia de recordar Humberto Delgado, militar português da Força Aérea, um dos grandes…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias