Nas Notícias

Kate e Gerry McCann querem que Maddie seja procurada através da pista de Birch

madeleineRogério Alves, advogado dos McCann, diz que a família de Maddie McCann espera que a Polícia Judiciária (PJ) verifique se existe um corpo enterrado no quintal de Robert Murat. Esta pista fornecida pelo empresário Stephen Birch, sobre Madeleine, tem consistência, segundo Kate e Gerry McCann, que esperam medidas “no terreno”, ou “explicações”.

Os pais de Maddie querem uma intervenção das autoridades portuguesas. Kate e Gerry consideram que a suspeita de que o corpo de Madeleine está enterrado no quintal de Murat deve suscitar uma intervenção das autoridades.

Em declarações ao Correio da Manhã, Rogério Alves, advogado de Kate e Gerry, revela que “a família espera que a polícia tome uma posição sobre esta matéria”. Os pais de Madeleine McCann pretendem que a PJ “verifique o local”, para afastar todos os fantasmas em redor desta pista.

O mesmo jornal informa que tanto a PJ como a Scotland Yard já receberam todos os dados sobre esta pista der Stephen Birch. Ainda não foi tomada qualquer posição por parte das autoridades portuguesas.

Rogério Alves revela que a família de Maddie não conhece o empresário sul-africano, mas considera que a PJ deve tomar uma de duas posições: “ou verificar no terreno se a pista é consistente, ou, se não o fizer, que explique porquê”.

Também um antigo inspetor da PJ defendeu ontem que o processo de Maddie deve ser reaberto. António Teixeira, igualmente em declarações ao Correio da Manhã, baseia a sua teoria nos desenvolvimentos do caso de Maddie, criança desaparecida em 2007, na Praia da Luz.

António Teixeira dá relevância à investigação particular de Stephen Birch, que diz ter provas de que o corpo de Maddie está enterrado na casa de Robert Murat. Birch realizou, ao longo de anos, uma pesquisa, concluindo que Maddie está enterrada na casa de Murat (britânico que mora ao lado do Ocean Club, de onde desapareceu Madeleine McCann).

Para o antigo inspetor da PJ, estas informações devem ser tidas em contas pelas autoridades portuguesas, que devem avançar para a reabertura do processo, precisamente com um mandado que permita proceder a escavações no quintal de Murat. “Para afastar dúvidas, não há melhor alternativa do que proceder às escavações”, diz o ex-inspector-chefe ao Correio da Manhã.

Stephen Birch revela que chegou a estas conclusões depois de um trabalho intenso. O desaparecimento de Maddie levou a que este empresário, desde 2007, tenha feito diversos estudos. E o ponto essencial da pesquisa centrou-se nos terrenos da Praia da Luz, com recurso a tecnologia que permitiu perceber mudanças capazes de transmitir informação. Os resultados não deixam margem de dúvida: os terrenos do quintal de Murat sofreram alterações, nos últimos cinco anos, que comprovam que há um corpo escondido.

Birch já fez uma participação à PJ, a relatar a descoberta, mas a verdade é que não é conhecida qualquer diligência das autoridades no sentido de avançar para uma investigação.

Robert Murat já emitiu um desmentido, considerando que a investigação deste empresário e as conclusões sobre o alegado paradeiro do corpo são uma “loucura e estupidez”. Curioso é que, no Reino Unido, Maddie também é notícia, mas porque segundo um detetive, há “fortes indícios de que esteja viva”.

Em destaque

Subir