Motores

Kamaz volta a vencer o Dakar nos camiões

KamazDakar12

Eduard Nikolaev assegurou a sua segunda vitória na competição de camiões do Rali Dakar, numa prova onde a Kamaz logrou a ‘dobradinha’ graças à segunda posição de Dmitry Sotnikov. Foi a 14.ª vitória da marca russa na prova.

Nikolaev venceu pela primeira vez em 2013, passando as primeiras etapas da prova deste ano no top três, antes de atacar a liderança, que chegou a ser ocupada por Sotnikov.

No entanto Nikolaev passou pelo comando do rali na terceira etapa, antes de se atrasar e passar para terceiro atrás do seu companheiro de equipa e Gerard De Rooy, que parecia seguir caminhar para um triunfo.

O holandês da IVECO liderou no final da primeira semana, mas rapidamente quebrou perante nova ofensiva dos dois pilotos da Kamaz devido a um furo na oitava etapa, antes de perder ainda mais tempo com dificuldades de navegação na 10.ª etapa.

500 DE ROOY GERARD (nld) TORRALLARDONA MOISES (esp) RODEWALD DAREK (pol) IVECO PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO action during the Dakar 2017 Paraguay Bolivia Argentina , Etape 2 - Stage 2, Resistencia - San Miguel de Tucuman, January 3 - Photo DPPI

Dmitry Sotnikov regressou ao comando, onde esteve durante dois dias, antes de Eduard Nikolaev assumir o controlo das operações na etapa que terminou em Rio Cuarto. Colecionou a sua quarta vitória do fim de semana na derradeira especial, dando à Kamaz a sua 14.ª vitória na prova, batendo Sotdnikov por apenas 19 minutos.

Para Sotdnikov a segunda posição foi o seu melhor resultado no Dakar, concluindo a prova à frente do duo da IVECO Gerard de Rooy e Federico Villagra, com Airat Mardeev, no terceiro Kamaz, a fechar o top cinco, naquele que é o seu pior resultado no Dakar.

Classificação final
1.º Nikolaev/Yakoviev/Rybakov (Kamaz) 27h58m24s
2.º Stonikov/Akhmadeev/Leonov (Kamaz) + 18m58s
3.º De Rooy/Torrallardona/Rodewald (IVECO) + 41m19s
4.º Villagra/Yacopini/Torlaschi (IVECO) + 1h00m04s
5.º Mardeev/Belayev/Svistunov (Kamaz) + 2h26m50s

Em destaque

Subir