Insólito

Justiça iraniana condena homem a ficar cego… por ter cegado uma criança

justica_1‘Cá se fazem cá se pagam’, esta parece ser a máxima utiliza pelos tribunais do Irão, que utilizam o Talião, basicamente trata-se de uma lei que permite condenar um indivíduo com o mesmo crime que ele cometeu. Homem de 33 anos cegou uma criança e vai agora perder também a sua própria visão.

Muitos olham para tal como um exagero, outros classificam isto como a única justiça que deveria ser aplicada. É conhecida como lei do Talião, e trata-se de condenar uma pessoa e castigá-la com o mesmo crime que ela própria cometeu, ‘olho por olho, dente por dente’.

O caso ocorreu no Irão, numa região do Curdistão, uma zona que faz fronteira com o Iraque. Mohamad Reza, com 33 anos, terá cegado a sua sobrinha depois de lhe deitar cal nos olhos. A miúda ainda foi levada para o hospital mas já havia pouco a fazer.

Agora, um tribunal iraniano decidiu aplicar-lhe precisamente a lei do Talião. Mohamad vai assim ficar sem ver, à semelhança do que aconteceu com a criança. O homem ainda tem cerca de um mês para recorrer para o Supremo mas terá à partida poucas hipóteses de evitar perder a visão.

Em destaque

Subir