Economia

Juros de Portugal aliviam depois da Irlanda emitir com sucesso 2,5 mil milhões de dívida a cinco anos

passos coelho vitor gasparA Irlanda regressou ontem aos mercados com uma emissão bem sucedida de 2,5 mil milhões de euros em obrigações a cinco anos. Na expetativa de que Portugal volte a organizar um leilão, os investidores permitiram um alívio das taxas de juro da dívida soberana portuguesa.

A dívida pública de Portugal está a negociar, esta manhã, com uma ligeira redução dos juros. O alívio tem origem no leilão de ontem da Irlanda, que colocou 2,5 mil milhões de euros de dívida em obrigações do Tesouro a cinco anos. Após o sucesso da operação irlandesa, os analistas reforçaram as recomendações de compra da dívida soberana portuguesa, permitindo o alívio a que se assiste hoje em todos os prazos.

Apesar do Tesouro não ter ainda agendado o regresso aos mercados, a taxa de juro das obrigações a dez anos desceu para os 6,490 por cento, enquanto na maturidade de cinco anos aliviou para os 5,260 por cento.

O ‘efeito irlandês’, onde as obrigações a cinco anos baixaram para 3,063 por cento, também se sente noutras economias periféricas, como na Itália, onde a mesma maturidade é negociada a 3,056 por cento, e em Espanha, onde as obrigações a dez anos aliviaram para os 5,047 por cento.

O impacto sente-se em especial na economia nacional porque, mais para o final do ano, Portugal voltará a financiar-se nos mercados, como têm assegurado o primeiro-ministro, o ministro das Finanças e os delegados da troika. O leilão de ontem foi o primeiro depois da Irlanda ter pedido o resgate e, para os analistas, comprovou que a operação de assistência financeira está a ser bem conduzida e que o próximo caso de sucesso será Portugal.

Em destaque

Subir