Economia

Juros da dívida soberana portuguesa sobem com austeridade do Governo

eurosOs juros da dívida soberana portuguesa subiram em todos os prazos, depois do anúncio de medidas de austeridade adicional, impostas pelo Governo.

Os juros da dívida inverteram a tendência de queda e subiram hoje, depois de conhecidas as medidas de austeridade, inscritas no Orçamento de Estado para 2012.

Na manhã de hoje (9h45), os juros na compra de títulos soberanos, a dois anos, atingiram os 17,163 por cento, ligeiramente acima dos 17,143 pontos percentuais que se verificaram na quinta-feira, numa análise à média da sessão desse dia.

Refira-se que o spread face à dívida alemã, que serve de referência para a Europa, atingiu 1,648 pontos.

Relativamente prazo de cinco anos, os juros da dívida exigidos pelos investidores escalaram para 14,342 por cento. Na sessão de ontem, tinham-se quedado pelos 14,310 por cento, enquanto o spread não ultrapassou os 1,295 pontos base.

Esta reação dos mercados surge um dia depois do anúncio de um pacote de medidas de austeridade. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou o corte dos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas, o aumento do horário laboral dos trabalhadores do setor privado e a suspensão da descida da Taxa Social Única.

Numa comunicação ao País, o chefe do Governo tornou públicas algumas medidas previstas no Orçamento de Estado para o próximo ano. Considerando que o país “vive numa situação de emergência”, o primeiro-ministro sustentou que essas medidas de austeridade adicional “são absolutamente necessárias”.

 

Em destaque

Subir