Nas Notícias

Júpiter tem um planeta gémeo, num sistema com um Sol gémeo da nossa estrela

O Observatório Europeu do Sul relatou a descoberta de um planeta ‘gémeo’ de Júpiter, à mesma distância para a estrela, a qual é ‘gémea’ do Sol. São duas grandes coincidências que estimulam o sonho de encontrar um sistema planetário igual àquele em que se encontra a Terra.

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta semelhante a Júpiter, com a coincidência de orbitar à mesma distância para a estrela que existe entre o nosso Sol e o planeta Júpiter.

A descoberta destes dois ‘gémeos’, realizada por uma equipa liderada por investigadores brasileiros, foi reportada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e consta num artigo publicado pela Astronomy and Astrophysics.

Na busca de um sistema planetário semelhante ao solar (no qual se encontra a Terra), ou “um sistema solar 2.0” (como dizem os astrónomos na gíria), os cientistas descobriram o planeta e a estrela com (demasiadas) semelhanças para com Júpiter e o Sol.

A descoberta deu força à teoria de que a disposição do nosso sistema planetário, que permitiu a vida no terceiro planeta, dependeu da presença de Júpiter, um planeta gasoso gigante que exerceu uma forte influência gravitacional durante a formação do sistema solar.

Ao descobrir um planeta com órbita e massa semelhantes às de Júpiter, ainda para mais localizado à mesma distância deste planeta para o Sol (no caso, a estrela chama-se HIP 11915), aumentam as expetativas quanto à possibilidade do sistema planetário ser semelhante ao nosso.

Expetativas que são reforçadas pelas semelhanças da HIP 11915 com o nosso Sol, quer ao nível da massa, quer na idade e na composição.

A teoria indica que os planetas mais próximos desta estrela serão rochosos, passando a serem mais gasosos consoante mais se distanciam.

De acordo com o ESO, este sistema planetário “é o análogo mais exato encontrado até agora”.

A descoberta só foi possível graças à utilização do telescópio de 3,6 metros do ESO, instalado no Observatório de la Silla, no Chile, como veio salientado no texto publicado na revista.

Em destaque

Subir