Categorias: Nas NotíciasPaís

Junta de Santo António anuncia encerramento noturno de única esquadra da PSP da freguesia lisboeta

A Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa, anunciou hoje que a única esquadrada da PSP daquele território vai passar a encerrar entre as 00:00 e as 08:00, medida que condenam, disponibilizando-se para ajudar a encontrar uma solução.

“Apesar de esta freguesia ter cerca de 12 mil moradores, recebemos diariamente mais de 2 milhões de pessoas, a todas as horas do dia”, argumenta-se no comunicado da Junta de Freguesia de Santo António, em que se sublinha que aquela é “das freguesias de Lisboa com mais comércio e mais turismo e com uma população idosa significativa”.

O encerramento da 22.ª esquadra da PSP, situada no Rato, entre as 00:00 e as 08:00, é visto pela Junta de Freguesia, liderada por Vasco Morgado (PSD), como uma “errada e irresponsável medida”, que atribui “única e exclusivamente” a “uma decisão de índole ideológico-financeira”.

A junta manifesta “total disponibilidade” para ajudar a encontrar “uma solução de manter uma ou mais esquadras da PSP na Freguesia de Santo António”, referindo que a esquadra que tem 56 agentes e um carro-patrulha, dispõe de “instalações bastante degradadas”.

“Tendo já percorrido com o Comando da PSP locais na freguesia disponíveis para os receber, como é o caso da Praça da Alegria e a Rua Luciano Cordeiro, onde existem espaço livres, a freguesia está disponível para ajudar”, lê-se no comunicado.

O encerramento de esquadras tem-se sucedido na freguesia, lamenta a junta, apontando o fecho de esquadras na rua das Taipas, na Praça da Alegria e em Santa Marta.

A junta apela ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que, “ao invés deste encerramento de atendimento ao público da esquadra do Rato, reforce o território da freguesia com mais agentes e mais carros de patrulhamento” e “elabore e execute um projeto de melhoria das instalações da referida esquadra para que os agentes possam desempenhar as suas funções com a merecida e devida dignidade”.

“A esquadra da PSP do Rato permite um maior policiamento de proximidade e um sentimento de maior segurança nos cidadãos, o encerramento ao público no período noturno representa um retrocesso naquela que deveria ser uma política de segurança pública”, argumenta-se no comunicado, que sublinha o “sentimento de insegurança que representa para os cidadãos, comerciantes que trabalham na freguesia e para os turistas”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias