Nas Notícias

Juncker “surpreendido” com dívida escondida na Madeira

jean_claude_junckerPresidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, ficou “surpreendido” com as dívidas ocultas da Madeira, que o Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística não conheciam. Dívidas escondidas atingem 571 milhões de euros, sendo que há ainda 290 milhões em débito, relativos a juros de mora.

Na Polónia, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, não quiseram tecer comentários ao buraco oculto da Região Autónoma da Madeira.

Já Jean-Claude Juncker revelou-se “surpreendido” e achou estranho que só agora se conheça o buraco. O Eurogrupo não tinha sido informado da situação.

Trata-se de uma dívida que o Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística descobriram, após uma investigação que começou em agosto.

Em 2010, foram celebrados acordos de regularização de dívidas da Madeira, que ascendem a 571 milhões de euros, valor ao qual acrescem 290 milhões em juros de mora. Nenhuma destas dívidas foi comunicada pelo Governo Regional liderado por Alberto João Jardim.

Em destaque

Subir