Nas Notícias

Juncker elogia “crescimento robusto” e “correção das finanças públicas” de Portugal e Espanha

O presidente da Comissão Europeia elogiou hoje o “caminho credível e de cooperação” de Portugal e Espanha e frisou que os dois países não teriam tido crescimentos tão robustos se a Comissão tivesse seguido as regras orçamentais de modo rígido.

“Pensem em Espanha e Portugal há três anos. Se tivéssemos sido rígidos na nossa abordagem às regras orçamentais e aplicado prematuramente sanções financeiras, estes países não teriam tido um crescimento tão robusto e não teriam sido capazes de corrigir as suas finanças públicas”, afirmou hoje Jean-Claude Juncker, no seu discurso de abertura dos trabalhos do terceiro e último dia do Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra.

O presidente da Comissão Europeia salientou que “o crédito também vai para os governos destes países que escolheram um caminho credível e de cooperação para benefício dos seus cidadãos”.

No seu discurso, Juncker frisou que “sim, as regras orçamentais existem para serem respeitadas por todos, por mais complexas que sejam”.

Contudo, o presidente da Comissão Europeia acrescentou que, “ao mesmo tempo, as regras podem e devem ter um sentido prático e económico”, e é isso que as regras também preveem, frisou.

A sexta edição do Fórum do BCE e último com Mario Draghi na liderança começou na segunda-feira, em Sintra, e termina hoje, sob o mote dos 20 anos da zona euro.

O evento reúne governadores dos bancos centrais, académicos, decisores políticos e especialistas do mercado financeiro para trocar perspetivas sobre as principais questões de política monetária.

O mandato de Draghi termina em 31 de outubro e os nomes mais referidos para lhe suceder incluem o governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, o membro da Comissão Executiva do BCE, Benoît Coeuré, o governador do Banco da Finlândia, Olli Rehn, e o seu antecessor Erkki Liikanen, e o presidente do Bundesbank (o banco central alemão), Jens Weidmann.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias