Mundo

Julgamento do traficante mexicano “El Chapo” começa segunda-feira em Nova Iorque

O julgamento do narcotraficante mexicano Joaquim “El Chapo” Guzman, extraditado no ano passado para os Estados Unidos, arranca esta segunda-feira em Nova Iorque, sob fortes medidas de segurança.

De acordo com as autoridades norte-americanas, “El Chapo” tornou-se o traficante mais poderoso do mundo após a morte do colombiano Pablo Escobar, em 1993. Se for condenado, Guzman arrisca a prisão perpétua.

“El Chapo”, de 61 anos, está acusado de ter dirigido, entre 1989 e 2014, o poderoso cartel de Sinaloa, responsável pelo envio de mais de 150 toneladas de cocaína para os Estados Unidos.

O famoso narcotraficante é também suspeito de protagonizar uma campanha de assassínios e sequestros e da lavagem de milhares de milhões de dólares.

Preso pela primeira vez na Guatemala, em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão, Guzmán escapou em 2001 de uma penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após 13 anos em fuga, foi capturado em 2014, mas escapou um ano mais tarde de uma prisão de máxima segurança de Altiplano, perto da Cidade do México, através de um túnel com 1,5 quilómetros.

Em janeiro de 2016, e após várias tentativas, o Presidente Enrique Peña Nieto anunciou finalmente a captura de “El Chapo”. Um ano mais tarde, o narcotraficante foi extradito para os Estados Unidos.

Em destaque

Subir