Nas Notícias

Juiz Carlos Alexandre de folga no dia do sorteio da Operação Marquês

Carlos Alexandre, um dos dois juízes a quem pode calhar a instrução da Operação Marquês, marcou folga para sexta-feira, dia em que está previsto o sorteio dos novos processos.

Fonte do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), citada sem identificação pela Sábado, confirmou que o juiz que decretou a prisão preventiva de José Sócrates, o arguido mais mediático da Operação Marquês, marcou folgas para hoje e amanhã.

É para amanhã, sexta-feira, que está previsto o sorteio dos novos processos (incluindo o da Operação Marquês), a distribuir entre os dois juízes do TCIC: Ivo Rosa e o citado Carlos Alexandre.

Na ausência de Carlos Alexandre, que estava encarregado do sorteio de distribuição desta semana, caberá a Ivo Rosa presidir ao ato, feito de forma eletrónica, “caso haja alguma distribuição”, acrescentou a mesma fonte.

É na fase de instrução que o juiz decide se um processo vai ou não a julgamento.

No caso da Operação Marquês, praticamente todos os arguidos que pediram a instrução do processo assumiram publicamente que querem Ivo Rosa, ou melhor, que não querem Carlos Alexandre.

É o caso de José Sócrates, que desde o início tem contestado a atuação do juiz Carlos Alexandre.

Em destaque

Subir