Nas Notícias

Judiciária trava fraude em farmácias que lesou o Serviço Nacional de Saúde

farmacia_1Uma fraude em farmácias foi desmantelada pela Polícia Judiciária (PJ), que apreendeu bens de luxo (14 carros de alta cilindrada e um iate). A burla, que lesava o Serviço Nacional de Saúde, consistia na aquisição de farmácias, por parte de compradores que recebiam comparticipações do Estado e não pagavam aos fornecedores de medicamentos.

A megaoperação de combate à fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS), levada a cabo pela PJ nas farmácias, resultou na apreensão de um iate e 14 carros de luxo. O esquema consistia em comprar farmácias, para obtenção de comparticipações do Estado.

O crime era praticado há quatro anos, de acordo com as suspeitas das autoridades. Os compradores das farmácias usavam testas de ferro para realizarem a aquisição e, posteriormente, recebiam milhares de euros em comparticipações. Esses espaços eram adquiridos com recurso a crédito bancário.

Além de receberem apoio através do Serviço Nacional de Saúde, os suspeitos não realizavam os pagamentos aos fornecedores de medicamentos, que vendiam elevadas quantidades de fármacos. Segundo suspeitas da PJ, não era apenas o Estado (através do SNS) que era alvo de burla. Também os bancos que concediam empréstimos eram vítimas deste esquema fraudulento.

A burla foi detetada pela PJ, que através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção levou a cabo uma investigação.

Em destaque

Subir