Nas Notícias

Judiciária encontra cocaína nas bananas, num erro de logística dos traficantes

banana 1 Uma grande quantidade de cocaína escondida em bananas foi apreendida pela Polícia Judiciária (PJ), num supermercado. A estava dissimulada em caixas provenientes da Colômbia e que por engano foram parar ao Lidl. A Diretoria do Norte da PJ apreendeu 198 pacotes de cocaína, com um peso total que ronda os 237.

Se comprou bananas do Lidl provavelmente esteve muito perto de tocar em pacotes de droga, oriunda da Colômbia e entretanto apreendidos pela Polícia Judiciária.

Os traficantes esconderam a cocaína nas caixas de bananas e enviaram-nas para a Europa, com Portugal como destino. Só que as caixas de bananas foram parar ao local errado: diferentes supermercados do norte do país.

“O produto estupefaciente sido apreendido em diversas superfícies comerciais da zona do norte do país, após distribuição pelo entreposto”, realça o mesmo comunicado.

Um cliente do Lidl em Valença encontrou a cocaína, quando pretendia comprar bananas. Deu o alerta e a polícia foi chamada ao local. Depois de investigações em mais supermercados (onde as bananas do mesmo fornecedor tinham sido colocadas à venda) foi encontrada mais droga nos supermercados de Porto, Famalicão, Valongo, Amarante, Marco de Canaveses e Arrifana.

A PJ está a levar a cabo mais diligências, com o apoio das autoridades espanholas e de diferentes países da América do Sul, para perceber se chega às origens desta rede de tráfico transatlântica.

Este não é caso único. Em janeiro, foi anunciada pela polícia alemã a apreensão de 140 quilogramas de cocaína dissimulada em caixas de bananas de um supermercado em Berlim.

A droga, avaliada em seis milhões de euros, surpreendeu os funcionários, que chamaram as autoridades. Também então foram encetadas investigações, com a finalidade de descobrir os autores do tráfico de cocaína, originária da Colômbia. Certo é que os traficantes cometeram um erro de logística…

Leia o comunicado da Polícia Judiciária

“Foram apreendidas 198 embalagens de cocaína, com peso aproximado de 237 kg, na zona Norte do País.

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, detetou e aprendeu 198 pacotes com cocaína no seu interior, com o peso total aproximado de 237 Kg, que se encontravam dissimulados em caixas de bananas.

As bananas, procedentes da Colômbia, serviram para a ocultação da droga, que se destinava ao mercado europeu, tendo o produto estupefaciente sido apreendido em diversas superfícies comerciais da zona do norte do país, após distribuição pelo entreposto.

As investigações criminais irão prosseguir em sede de cooperação internacional no âmbito da recolha de elementos probatórios da organização criminosa responsável por esta atividade criminosa”.

Em destaque

Subir