Nas Notícias

Judiciária apanha falso PJ que cobrava multas

Foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Leiria um homem de 29 anos, pela prática dos crimes de crimes de burla qualificada e de usurpação de funções, informa a polícia nesta quinta-feira. O suspeito procurava as vítimas mais vulneráveis, fazia-as crer que tinham cometido infrações e fazia-se passar por funcionário de diversas entidades, entre as quais a PJ, para fazer a cobrança de coimas.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, identificou e deteve um homem, reformado, “fortemente indiciado pela prática dos crimes de burla qualificada e de usurpação de funções”, pode ler-se no comunicado da PJ.

O detido terá cometido os crimes “ao longo do último semestre”. “Arrogou expressamente a qualidade de funcionário” de diversas entidades, entre as quais a própria Polícia Judiciária, a Autoridade Tributária, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade para as Condições do Trabalho”.

“Alegando dever de pagamento imediato de coimas ou multas, o detido compelia as vítimas a procederem ao depósito de quantias de montante variável em contas bancárias tituladas por pessoas da sua confiança”.

O homem também se terá feito passar por magistrado judicial, “para a obtenção de enriquecimento ilegítimo por meio de engano que incutiu em dezenas de vítimas”, realça a nota publicada pela PJ.

“Depois de assustar as vítimas, o homem avançava com a cobrança. “Alegando dever de pagamento imediato de coimas ou multas, o detido compelia as vítimas a procederem ao depósito de quantias de montante variável em contas bancárias tituladas por pessoas da sua confiança, de modo a dissimular as suas ações e retirar posteriormente os proventos resultantes das mesmas”, explica a Judiciária.

Presente às autoridades judiciárias, o detido ficou a conhecer as medidas de coação: obrigação de apresentações diárias em posto policial e proibição de se ausentar para o estrangeiro.

Em destaque

Subir