Motores

Juan Pablo Montoya surpreendido com os desafios de Le Mans

Os ‘holofotes’ das 24 Horas de Le Mans deste ano não se concentram apenas em Fernando Alonso e na Toyota. Outro ex-piloto de Fórmula 1 dá que falar em La Sarthe, pois Juan Pablo Montoya faz a sua estreia na prova.

Alinhando aos comandos do Ligier JSP217 Gibson # 32 da United Autosports o colombiano, ex-piloto da Williams na F1, descobriu o mítico traçado francês, confessando-se surpreendido com o enorme desafio que representa, depois de o ter percorrido algumas vezes no dia de testes de preparação para a famosa corrida de resistência dos próximos dias 16 e 17 de junho.

Montoya não é um novato nas provas de resistência, disputando atualmente o IMSA Sportscar aos comandos de um Acura ARX DPi do Team Penske, e também não se estreia numa prova de 24 horas, pois já disputou as de Daytona em várias ocasiões e aos comandos de vários protótipos.

Só que Le Mans é único, e o sul-americano só o descobriu depois da viagem de avião para França que realizou desde de Detroit, onde no sábado disputou mais uma prova do IMSA. Montoya totalizou 35 voltas aos comandos do Ligier # 32, obtendo o 14º registo da categoria LMP2.

“Fiquei surpreendido quanto bom e desafiante é (o circuito). É divertido. Não é fácil porque há tantas bossas e pequenas nuances, mas quando se percorre vezes suficientes ficamos a conhecê-las e como colocar o carro, ficando um pouco mais fácil”, confessa o antigo piloto de F1 e IndyCar.

Outra coisa que impressionou Juan Pablo Montoya foram as curvas de alta velocidade, nomeadamente Tetre Rouge, Indianápolis e as curvas Porsche, que para si são o desafio mais complicado: “Quando estava no carro em Daytona cada volta era de qualificação. Aqui não posso fazer isso. É tão convidativo tirar dez décimas, mas também é convidativo errar completamente, tal como em Indianápolis. Honestamente tive sorte em não sair de pista naquele local. A curva inicial à direita (Tetre Rouge) é tão convidativa para se ir cada vez mais a fundo”.

Em destaque

Subir