Mundo

Juan Guaidó adverte que não aceitará participar em eleições nas condições atuais

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou hoje que a oposição não aceitará participar em eleições presidenciais se não houver mudanças no sistema eleitoral do país.

“Não nos prestamos a falsos diálogos e muito menos iremos a eleições nestas condições”, acentuou.

Juan Guaidó falava na Praça Alfredo Sadel de Las Mercedes (leste de Caracas) durante uma assembleia popular.

Segundo Juan Guaidó, é preciso renovar as autoridades do Conselho Nacional Eleitoral e o registo eleitoral para garantir “um eleitor – um voto”.

O presidente da Assembleia Nacional venezuelana pretende também abrir o recenseamento eleitoral no estrangeiro e fazer auditorias.

A posição do político venezuelano surge depois de a União Europeia ter dado o prazo de oito dias para que o Presidente Nicolás Madeira aceite convocar “eleições livres” no país.

A 10 de junho último, Nicolás Maduro tomou posse para um novo mandato presidencial de seis anos.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Maduro foi reeleito para um novo mandato presidencial nas eleições antecipadas de 20 de maio de 2018 com 6.248.864 votos (67,84 por cento).

Um dia depois das eleições, a oposição venezuelana questionou os resultados, alegando irregularidades e o não respeito pelos tratados de direitos humanos ou pela Constituição da Venezuela.

Em destaque

Subir