Cultura

Juan Gris homenageado com google doodle no dia do 125.º aniversário

juan_grisJuan Gris é homenageado hoje com um doodle da Google, no dia em que o mestre do cubismo completaria 125 anos. O pintor e escultor cubista espanhol nasceu a 23 de março de 1887, em Madrid. Juan José Victoriano González, seu nome, destacou-se pela originalidade e versatilidade da sua obra. Gris faleceu jovem, com 40 anos, mas quatro décadas bastaram para criar uma obra ímpar.

Juan Gris é o pseudónimo de Juan José Victoriano González, um dos mais talentosos pintores e escultores espanhóis, que deixou uma marca na cultura, não apenas daquele país, mas de todo o mundo das artes. A 23 de março de 2012, Juan Gris é homenageado com um google doodle, a tradicional homenagem que o maior motor de busca faz a personalidades do mundo.

Nascido neste dia, em 1887, em Madrid, Juan Gris é considerado o símbolo do cubismo sintético. Este é um feito assinalável de um criador que, apesar de morrer jovem, com apenas 40 anos, fez perdurar a sua obra, graças ao seu talento.

Gris desde cedo se apaixonou pelas Artes e deu início à formação académica precisamente na área que adotou como sua. Ingressou na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, tornando-se, mais tarde, aluno do pintor José Moreno Carbonero. Juan gris começou por ilustrar revistas sobre poesia da época.

Atraído pela estética cubista, mudou-se para Paris em 1906, com 19 anos de idade. A cidade-luz era o epicentro mundial das Artes e sempre cativara Juan Gris, que seguiu o seu sonho, para o melhor palco do seu talento. E é em França que conhece alguns dos grandes nomes do seu tempo, entre os quais Pablo Picasso, que se tornou na sua referência.

André Salmon, Guillaume Apollinaire e Max Jacob tornam-se também próximos de Juan Gris, na sua aprendizagem, que o viria a tornar num dos pintores e escultores tão reconhecidos e ainda recordados. O seu relacionamento próximo com Picasso permitiu a Gris estabelecer contactos com Georges Braque, outro grande nome da época.

Apresenta os primeiros trabalhos cubistas em 1911 e um ano depois – há precisamente um século – Juan José Victoriano González integra no movimento cubista. A partir de então, o espanhol torna-se conhecido e reconhecido mundialmente, ao ponto de levar a cabo exposições. Nesse ano, faz a sua primeira mostra, na Galeria Sagot.

Estava a dar início a um período de grande intensidade criativa, na pintura e na escultura, desenvolvendo também técnicas que o diferenciariam. As melhores galerias de arte do mundo abrem-se para acolher o talento de Juan Gris.

Uma das técnicas que desenvolveu foi a colagem, que lhe permitiu criar uma ambiguidade entre o real e o imaginário, com formas geométricas que se vislumbram no google doodle de 23 de março de 2012, com diversos objetos representados, com uma envolvência única, que marca o trabalho de Gris.

‘O Livro de Música’, com data de 1922, e ‘A Guitarra Frente ao Mar’, criado em 1925, acabaram por se tornar nos seus últimos trabalhos com maior visibilidade. E música é o tema do doodle de hoje, com guitarras e animais marítimos, misturados em objetos irreais.

Juan Gris viria a morrer em Boulogne-Sur-Seine (França), com 40 anos, a 11 de março de 1927. Hoje, 125 anos depois do seu nascimento, renasce, com um google doodle que reergue as grandes personalidades do passado.

Em destaque

Subir