TV

Juan Franco, o homem mais gordo do mundo, sai de casa para receber tratamento hospitalar

Apelidado de homem mais gordo do mundo, o mexicano Juan Pedro Franco, que pesa mais de 500 quilos, foi retirado de casa para receber tratamento hospitalar. Quer perder peso, recuperar a mobilidade e voltar a sentir o prazer da condução.

Há cerca de seis anos que este homem de 32 anos não saía de casa. Mesmo que agora o quisesse fazer, não podia: para além da obesidade mórbida, sofre de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas na tiróide e uma doença pulmonar crónica (com retenção de líquido nos pulmões).

Juan Pedro Franco queria sair da cama e voltar a viver, mas não tinha quem o ajudasse. A mãe, com quem vive, mal consegue pagar as despesas da casa, pelo que não tem hipóteses de comprar os medicamentos de que o filho precisa, nem comprar os alimentos necessários a uma dieta específica.

Agora, o homem foi retirado de casa, com a ajuda de equipamento especial, e transportado para um hospital, onde vai realizar um tratamento para perder peso e recuperar a mobilidade. O mexicano até já sonha em voltar a conduzir.

Foi, porém, dentro de um carro que o estado de saúde de Juan Pedro Franco se agravou. De acordo com a mãe, foi um acidente quando tinha 2017 anos que deu início aos problemas com o peso.

“A Segurança Social mandou-me ir duas vezes a Guadalajara”, recordou a mãe: “A primeira foi para o meter a dieta e a segunda para ver se tinha perdido algum peso, mas não baixou nem um único grama”.

No hospital, Juan Pedro Franco vai cumprir uma dieta rígida durante pelo menos seis meses, cumprindo alguns exercícios de reabilitação da mobilidade. Só daqui a meio ano é que, se tudo correr bem, ‘salta’ para a sala de cirurgia, onde será operado por especialistas em obesidade mórbida.

Em destaque

Subir