Economia

Jovens sem trabalho: OIT aponta um milhão de novos desempregados por ano

desemprego2‘Tendências mundiais do emprego dos jovens’, estudo da Organização Internacional de Trabalho (OIT), antevê um aumento gradual do desemprego entre os jovens, realidade que não se inverte antes de 2016. Há mais de 75 milhões de jovens à procura de trabalho, o que representa um aumento de um milhão por ano.

A fasquia dos 75 milhões de jovens desempregados será atingida ainda durante 2012, de acordo com o relatório da OIT sobre o estudo ‘Tendências mundiais do emprego dos jovens’, apresentado hoje, numa análise à população com idades entre os 15 e os 24 anos.

Recorde-se que, de acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o desemprego subiu para 14,9 por cento em Portugal, no primeiro trimestre do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, que aponta ainda uma subida de 8,4 por cento na taxa de desemprego jovem. No entanto, 20 por cento da população ativa está sem trabalho, o que corresponde a cerca de um milhão de portugueses.

Já o desemprego na camada dos jovens licenciados subiu para perto dos 37 por cento, um aumento de cerca de 24,6 por cento comparativamente ao último ano, o que tem levado muitos destes a abandonarem o país. São jovens que fazem parte da lista de 75 milhões, números que a OIT, neste relatório, prevê que sejam superados até 2016.

Há poucos dias, o Instituto Nacional de Estatística deu a conhecer a taxa de desemprego de muita longa duração (mais de dois anos), a qual aponta para 228 mil pessoas sem trabalho no primeiro trimestre de 2012, onde se verificou uma descida em relação ao último trimestre de 2011, com 249 mil pessoas nesta situação.

A OIT vem acrescentar informação sobre este problema social, considerando que os jovens estão “desencorajados” na procura do trabalho, em virtude dos elevados números do desemprego. “Muitos jovens já desistiram a sua busca de trabalho e estão a adiar essa procura ou a prolongar a sua formação académica”, resume a Organização Internacional de Trabalho.

A OIT recomenda aos Governo políticas de combate ao desemprego com incentivos ao empreendedorismo e apoiando as empresas (através da diminuição de impostos). Por outro lado, aconselha a medidas de apoio social para jovens sem trabalho, um problema internacional que se combate dentro de portas.

As mais recentes projeções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontam para que, no próximo ano, a taxa de desemprego em Portugal continue a trajetória ascendente. Segundo as estimativas hoje reveladas, a taxa da “oportunidade de mudar de vida”, como comparou o primeiro-ministro, pode chegar aos 16,2 por cento em 2013.

Em destaque

Subir