Mundo

Jovens mexicanos torturados e assassinados por denunciar crimes nas redes sociais

Um crime brutal em Nuevo Laredo, no México, tirou a vida a dois jovens que denunciaram crimes pela Internet. Os homicidas torturaram, mataram, penduraram os corpos e deixaram mensagens de ameaça a quem fizer acusações sobre atividades ilícitas na cidade.

Dois crimes com encenações bárbaras e uma assinatura: um ‘Z’ (provavelmente a rubrica do cartel Los Zetas), que promete matar “todos” os que lançarem denúncias sobre crimes que ocorram na cidade. Nuevo Laredo assistiu a um assassinato que tem um caráter de intimidação.

Os corpos, de um rapaz e de uma rapariga, foram encontrados com sinais de tortura. A finalidade deste ato cruel, além de silenciar as duas vítimas, foi desencorajar atitudes idênticas.

As vítimas dedicavam-se, ultimamente, a fazer denúncias através das redes sociais, relevando a prática de crimes, sobretudo relacionados com o tráfico de droga na cidade mexicana.

Nuevo Laredo fica localizada numa zona onde os cartéis ditam ordens. O principal é Los Zetas, que segundo a AFP é formado por ex-militares e disputa a liderança do mercado de tráfico na região.

Muitos crimes são revelados nas redes sociais mesmo antes de sucederem. Certo é que estes dois jovens não eram os únicos denunciantes, sendo que as autoridades locais pretendem evitar mais ações de retaliação por parte dos cartéis.

Em destaque

Subir