Nas Notícias

Jovens frustrados com a crise agridem pais incapazes de satisfazer caprichos

violencia_domesticaCrise já esta a afetar os jovens, fazendo com que estes agridam os pais, por estes não lhes poderem proporcionar o nível de vida que mantinham antes de fenómenos como desemprego e agravamento das condições económicas no seio familiar.

Nesta quinta-feira, uma docente de criminologia reportou um caso referente a menores que não sabem lidar de forma coerente com esta nova situação económica dentro das suas casas, agredindo os pais.

“Começa a acontecer um cenário que não era muito comum, de filhos que batem nos pais, não como resultados de processos de vitimação ligados a negligência e a famílias desestruturadas, mas porque não sabem lidar com a frustração”, referiu a docente Vera Mónica Duarte.

Há poucos anos, as famílias viviam uma situação de estabilidade e neste momento não podem dar aos filhos tudo o que estes estavam acostumados e acabam por ocorrer este tipo de situações de violência no seio destas famílias.

A docente que, neste momento, está a coordenar um seminário sobre delinquência juvenil, a decorrer no dia de amanhã no Instituto Superior da Maia, mostra-se preocupada com a situação.

Segundo Vera Mónica Duarte, este novo quadro pode apontar para uma alteração de perfil no que toca à delinquência juvenil, “o que vai impor novos desafios e novas exigências ao trabalho dos técnicos, quer na prevenção, quer na intervenção”.

 

Em destaque

Subir