Nas Notícias

Jovens fazem sessão de esclarecimento sobre a diabetes em escolas

diabetes1 A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza no próximo dia 11 de fevereiro, entre as 12h00 e as 13h30, uma sessão de esclarecimento sobre a diabetes dirigida aos alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Carcavelos, com o objetivo de desmistificar a patologia.

A AJDP tem vindo a desenvolver, desde 2009, o projeto “AJDP nas Escolas” com o objetivo de informar e principalmente de desmistificar a diabetes. Com este fim, a AJDP organiza sessões de esclarecimento em Escolas, onde aborda temáticas como a patologia da diabetes tipo I e tipo II, as rotinas das pessoas com diabetes, a importância do exercício físico, entre outras.

As sessões de esclarecimento são especialmente úteis quando existem problemas em encarar, aceitar e lidar com a patologia, tanto da parte da criança ou adolescente com diabetes, como da parte dos seus colegas, professores ou pais, no entanto também se podem organizar apenas numa perspetiva de educação para a saúde.

As voluntárias da AJDP desenvolverão, durante a sessão de esclarecimento, um jogo dinâmico que abordará, de forma lúdica, os aspetos mais importantes do dia a dia de um jovem com diabetes, evidenciando as vantagens de se cumprir o plano aconselhado de tratamento e de se adotar hábitos de vida saudáveis, e simultaneamente será feita uma apresentação participativa sobre diabetes.

Para Carlos Neves, presidente da AJDP e diabético tipo I, “o controlo da diabetes é sempre um desafio, sobretudo em crianças e jovens”.

“O estigma associado à necessidade de injeções de insulina, a confusão entre diabetes tipo I e tipo II e o fantasma das complicações de uma diabetes mal controlada podem levar um jovem a não aceitar bem a sua diabetes. No entanto, um jovem com diabetes pode atualmente ter uma vida igual à dos outros jovens, e o desporto desempenha um papel fulcral num estilo de vida saudável”, acrescenta.

A diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.

A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários.

Estima-se que em Portugal 13 por cento dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7 por cento).

A Diabetes tipo 1 afetava, em 2013, 3262 indivíduos até os 19 anos (0,16 por cento da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008, segundo dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2014.

Em 2013, foram detetados cerca de 18 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre os 0 e os 14 anos.

Em destaque

Subir