Nas Notícias

Jovens mais esclarecidos sobre a diabetes

 

‘AJDP nas Escolas’ levou sessões de esclarecimento sobre diabetes a mais de 2300 jovens, desde 2011. Criado pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) tem como objetivo educar a comunidade sobre a diabetes, minimizar as situações de discriminação e revelar o impacto desta doença no quotidiano dos jovens.

Em 2015, as sete sessões de esclarecimento sobre diabetes realizadas pela AJDP, na região centro e na região de Lisboa e Vale do Tejo, contaram com a participação de cerca de 270 pessoas, sendo na sua maioria Jovens do Ensino Básico e Secundário.

Este ano o projeto já voltou a arrancar: desde janeiro de 2016 foram realizadas sessões de esclarecimento em cinco escolas e foi organizada uma Formação de Voluntariados ‘AJDP nas Escolas’ em Lisboa.

Carlos Neves, vice-presidente da AJDP, acredita que “este projeto tem muito potencial e pode chegar a muito mais pessoas, até porque os pedidos por parte das escolas estão a aumentar”.

Assim, considera, “torna-se essencial conseguirmos mais voluntários com disponibilidade para receber formação e mais apoios financeiros”, para que o projeto “continue a crescer e educar cada vez mais jovens.”

Além das sessões de esclarecimento, é também objetivo do projeto, para o presente ano, a realização de uma Formação de Voluntários na região norte do país, assim como o estabelecimento de parcerias com Câmaras Municipais, Centros de Saúde e outras Associações.

O projeto ‘AJDP nas Escolas’ começou em 2009 com o desenvolvimento de sessões de esclarecimento a partir de uma rede de voluntários que se deslocam a instituições e a escolas para desmistificar a diabetes e debater temáticas como os hábitos das pessoas com diabetes, o diagnóstico da doença tipo I e tipo II, a importância de uma alimentação saudável e do exercício físico.

Jenifer Duarte, voluntária no projeto e nutricionista da AJDP, refere que “estas sessões permitem que os jovens com diabetes não se sintam incapacitados pela doença e ajudam a comunidade das escolas a aprender a lidar com esta condição”.

A diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.

A diabetes tipo 2, mais predominante, é caraterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal  13,1 por cento dos indivíduos têm a doença, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7 por cento).

De acordo com dados do Relatório ‘Diabetes: Factos e Números’ de 2014, do Observatório Nacional da Diabetes, 3365 indivíduos até os 19 anos (0,16 por cento da população no escalão etário) padeciam da doença.

Naquele ano foram detetados cerca de 18 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre zero e os 14 anos.

Em destaque

Subir