Mundo

Jovem vai ser crucificado por crime não provado

Em 2015, um jovem de 20 anos vai ser crucificado. Como se a condenação não fosse suficiente, Ali Mohammed al-Nimr foi condenado ser ter sido provado que estava na posse de armas de fogo, o motivo pelo qual este sobrinho de um ativista foi detido quando tinha 17 anos.

Mais de dois milénios após a crucificação de Jesus, um jovem de 20 anos foi condenado a morrer na cruz, na Arábia Saudita. Mas estava na prisão, à espera do veredicto, desde que tinha 17.

A sentença, bárbara o suficiente para escandalizar o mundo civilizado, foi proferida com a agravante de Ali Mohammed al-Nimr não ter culpa formada: o adolescente foi indiciado por posse de armas, mas não sabe quantas armas, nem quais, nem como as alegadamente guardava ou as tinha obtido. Não há uma única prova.

Os ativistas pelos direitos humanos da Arábia Saudita não têm dúvidas: a condenação é uma retaliação contra a família de Sheikh Nimr al-Nimr, o famoso ativista executado pelo regime saudita no ano passado. Sheikh Nimr al-Nimr era tio de Ali Mohammed.

Ainda segundo as organizações de defesa dos direitos humanos, foi negado ao arguido o recurso a um advogado, tendo Ali Mohammed al-Nimr sido torturado e coagido a assinar uma confissão ‘fabricada’.

Falhadas as tentativas de recurso, o jovem pode ser crucificado a qualquer momento.

Em destaque

Subir