Insólito

Jovem vai ao médico e descobre que não tem cerebelo

cerebreloUma jovem com 24 anos, chinesa, precisou de uma consulta no hospital. Os médicos ficaram surpreendidos: Feng Yu não tem cerebelo. Segundo a revista científica ‘Brain’, que dá destaque a esta história, a chinesa é uma das oito pessoas vivas com este problema.

Os médicos de um hospital da província de Shandong, a leste da China, descobriram “uma condição extremamente rara” numa jovem de 24 anos. Os resultados de uma tomografia computadorizada (TAC) e de uma ressonância magnética revelaram que a paciente não tem cerebelo.

O cerebelo tem como função controlar movimentos e assegurar o equilíbrio do corpo, entre outras. E estes foram precisamente os problemas que conduziram a jovem de 24 anos ao hospital.

Feng Yu começou a sentir algumas falhas de equilíbrio, aos quais se juntaram outras limitações físicas que a impediam de andar. Decidiu ir ao hospital e o diagnóstico foi tão insólito como cruel.

Segundo revista científica ‘Brain’, esta mulher (casada e mãe de uma filha) é vítima de um problema de saúde muito raro. Feng Yu junta-se a outras sete pessoas que sobrevivem à ausência de cerebelo, em todo o mundo.

A mulher cresceu no seio de uma família de cinco irmãos sem problemas de saúde, sendo que os pais também não têm histórico de distúrbios cerebrais.

Mas quando era pequena não frequentou a escola, porque tinha dificuldades em falar. Teve uma infância diferente, porque começou a andar muito tarde.

Apesar das limitações, a sua vida é normal. E surpreendentemente ultrapassou uma gravidez e um parto sem problemas.

Em destaque

Subir