Mundo

Jovem com tumor no cérebro morre na véspera de cumprir sonho de casar

Anna Swabey, uma jovem britânica de 25 anos, padecia de um tumor cerebral e no seu blogue escrevia sobre a doença e os seus sonhos. Um dos sonhos de Anna era casar. A cerimónia deveria ter ocorrido neste fim de semana, mas a doença impediu que aquele sonho se concretizasse.

A história de Anna Swabey ganhou alguma dimensão mediática, através do blogue, onde fez alguns relatos sobre a experiência de desafiar um cancro, e também onde promoveu iniciativas de angariação de fundos. A vida de Anna foi cruel. E o seu fim ainda mais cruel se tornou.

O destino desta jovem britânica de 25 anos estava traçado. Anna Swabey iria morrer a curto prazo, porque o tumor cerebral de que padecia era incurável e apenas os cuidados paliativos lhe concediam alguma qualidade de vida.

Apesar da crueldade do seu destino, pretendia cumprir o sonho de casar. A cerimónia estava marcada para este fim de semana. Por esta altura, Anna deveria estar na sua lua de mel, limitada, é certo, mas feliz.

O calendário da sua vida impediu que pudesse, pelo menos, cumprir esse sonho. Na sexta-feira, a britânica perdeu a sua luta e não realizou o único sonho que tinha, com 25 anos.

Enquanto lutava contra o tumor, foi relatando a experiência no seu blogue. Chegou até a angariar fundos para apoiar a pesquisa sobre a doença, no sentido de evitar outras mortes precoces como a sua.

Anna lutou durante dois anos contra a doença. O diagnóstico dos médicos era duro, mas mais otimista do que a realidade: os três anos de vida que prognosticaram eram generosos. A britânica só viveu dois.

Deste esse diagnóstico, quis dedicar o pouco tempo a “deixar uma marca no mundo”.

Enquanto fazia tratamentos, angariou fundos para entregar a instituições. Mais de 100 mil euros.

O exemplo de Anna Swabey conferiu-lhe mediatismo e o mediatismo permitiu-lhe conhecer Andy Bell, com quem começou a namorar e com quem iria casar. Iria, se o tempo lhe permitisse. A cerimónia do casamento perdeu-se, por um dia.

Em destaque

Subir