Nas Notícias

Jovem teve aneurisma na sexta, mas não havia equipa no hospital e morreu na segunda

cirurgiaUm homem de 29 anos morreu no Hospital de São José, a uma segunda-feira, porque desde sexta-feira que aguardava uma cirurgia. A equipa de neurocirurgia não fez o fim de semana e David Duarte não resistiu a um aneurisma. Em janeiro, “talvez”, já haja equipa na urgência…

O caso de David Duarte tornou-se num dos temas do dia nas redes sociais, mas aconteceu entre os dias 11 e 14.

A família queixou-se ao Correio da Manhã de que o homem morreu por falta de assistência médica, uma vez que tinha sido internado na sexta-feira, com dores de cabeça, parcialmente paralisado e incapaz de falar, e na segunda-feira foi vitimado por um aneurisma.

De permeio houve o fim de semana, durante o qual a equipa de neurocirurgia de urgência não esteve ao serviço.

De acordo com o Diário de Notícias, a prevenção ao fim de semana é de regime voluntário desde que foram alterados os regimes remuneratórios, pelo que os especialistas não são obrigados a estarem ao serviço.

Foi o que aconteceu a David Duarte, segundo o relato de um familiar ao CM: alguns médicos terão admitido que a equipa de neurocirurgia não estava completa, tendo “lamentado” o facto do aneurisma ter sido diagnosticado a uma… sexta-feira.

O Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), ao qual pertence o Hospital de São José, adiantou ao DN que a equipa de neurocirurgia vascular de urgência está suspensa desde abril de 2014.

Por se tratar de uma cirurgia “altamente especializada”, nem sempre é possível substituir um dos elementos, pois a equipa é “especialmente habilitada”, segundo o porta-voz do CHLC.

Já hoje, depois da polémica ter rebentado nas redes sociais, a administração do CHLC revelou ao Expresso que “talvez” já haja equipa de urgência… em janeiro.

“Em janeiro, talvez já venhamos a ter equipa. Vão pagar mais, praticamente repondo a situação que existia antes dos cortes de 50 por cento nas horas fora do horário normal”, adiantou a mesma fonte.

Em destaque

Subir