Nas Redes

Jovem português encontra alternativa às lombas redutoras de velocidade

Francisco Duarte, aluno de doutoramento em Sistemas de Transportes na Universidade de Coimbra, é o autor da inovação premiada que poderá vir a substituir as lombas redutoras de velocidade.

O projeto chama-se Venex (Vehicle Energy Efficient Extractor) e consiste num sistema que oferece uma alternativa para evitar o desconforto do condutor, reduzir os danos no carro e diminuir os ruídos.

É uma espécie de tapete com 40 metros que pretende desacelerar os automóveis sem causar desconforto ao condutor ou danos ao veículo. A extração da energia cinética do automóvel é aproveitada para fazer com que a velocidade seja reduzida.

A atuação do Venex não depende do condutor, uma vez que este sistema poderá ser replicado em zonas onde a redução da velocidade é obrigatória, como em rotundas, passadeiras, zonas habitacionais, escolas e hospitais, o que poderá significar uma maior segurança para todos.

Este projeto de Francisco garantiu-lhe a vitória da primeira edição do Prémio Inovação em Segurança Rodoviária, promovido pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) e pela BP Portugal.

O aluno ganhou um prémio monetário no valor de dez mil euros e a oportunidade de divulgar o seu projeto junto de entidades e empresas de excelência na área da prevenção e segurança rodoviárias, nacionais ou internacionais.

Durante o quarto trimestre de 2017, o projeto-piloto será implementado em alguns vias de circulação.

João Pereira e Inês Seco foram os outros investigadores distinguidos.

Em destaque

Subir