Mundo

Jovem japonês finge ter sintomas do Ébola e acaba detido

ebola Um japonês de 24 foi detido por ter ligado para as emergências a avisar que tinha o vírus do Ébola. Seis técnicos de saúde e uma ambulância foram socorrer Haruki Shimizu, que estava perfeitamente saudável e negou ter feito a chamada.

Um jovem japonês ligou para as emergências a dizer que tinha os sintomas do Ébola, após ter regressado de uma viagem ao estrangeiro, mas era uma chamada falsa e acabou detido.

Segundo a agência de notícias Kyodo, Haruki Shimizu, de 24 anos, está acusado de obstrução fraudulenta.

O incidente ocorreu na terça-feira, quando o jovem telefonou para as emergências a dizer que estava com 38 graus de febre e que tinha regressado de uma viagem ao estrangeiro.

Residente na região de Saitama, Shimizu respondeu, quando questionado sobre a eventual origem da febre, que “podia ter sido na Libéria”, um dos países mais afetados pela epidemia de Ébola.

Devido ao alerta, o centro de saúde de Sakado enviou para o local uma ambulância com seis técnicos de saúde, todos equipados com o vestuário de proteção regulamentar para casos epidemiológicos.

Quando chegaram ao local, explicou uma fonte da polícia, os funcionários do centro de saúde constataram que a morada fornecida era falsa.

Entretanto, um hospital local e as autoridades do município ficaram em estado de alerta, que se prolongou durante todo o dia de quarta-feira.

Mas tudo foi em vão, pois Haruki Shimizu não apresentou qualquer sintoma.

Quando confrontado sobre a chamada falsa, o jovem negou ter sido o autor, alegando ter sido um conhecido a fazê-la.

Acabou detido por obstrução fraudulenta.

Em destaque

Subir