Mundo

Jovem infetada com bactéria que se alimenta da carne do doente

aimee_copelandChama-se Aimee Copeland e tem no corpo uma bactéria carnívora, que consome o próprio corpo desta jovem norte-americana. Em resultado de um caso de infeção raro, Aimee, de 24 anos, já viu serem-lhe amputadas as duas mãos, os dois pés e uma perna. Continua internada no Doctors Hospital, já se senta, come de modo autónomo e recuperou a fala. E comoveu os EUA.

Trata-se de uma doença chamada ‘fascite necrosante’, infeção rara e extremamente maligna, que consiste numa bactéria que consome o corpo humano em que está alojada. Uma jovem norte-americana, de apenas 24 anos, transporta no seu corpo esta bactéria carnívora, que já levou a mudanças físicas irreversíveis.

Aimee Copeland contraiu a doença a 1 de maio, na sequência de uma queda enquanto praticava rapel. Um ferimento numa perna levou à colocação de 22 pontos. A jovem continuou, no entanto, a sentir dores excessivas, regressando ao Doctors Hospital, em Augusta, Geórgia.

Um diagnóstico médico permitiu detetar a infeção, causada pela bactéria que tem um nome estranho – ‘aeromonas hydrophila’ – e a característica carnívora. Na sequência dessa infeção que provocou a doença, Aimee já perdeu as duas mãos e os dois pés, além de uma perna, que foram amputados.

Continua em estado considerado grave, sendo que necessitou de ventilação assistida durante semanas. O processo de recuperação de Aimee Copeland tem sido lento, mas, batalha a batalha, vai superando as suas limitações. A jovem já se senta e alimenta-se de modo autónomo.

Durante quase um mês, esta jovem norte-americana não conseguiu falar, o que sucedeu ontem, pela primeira vez, depois de lhe ter sido diagnosticada a bactéria carnívora. Trata-se de um avanço significativo, numa dos mais comoventes histórias da vida real que os EUA enfrentam.

Em destaque

Subir