Ciência

Jovem cientista cria a primeira retina com tecidos biológicos sintéticos

Vanessa Restrepo-Schild, de 24 anos,  investigadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, conseguiu criar a primeira retina com tecidos biológicos sintéticos. Trata-se do primeiro estudo a utilizar com sucesso tecidos biológicos gerados em laboratório.

O estudo foi publicado na revista científica ‘Scientific Reports’ e é de referir que até agora, as investigações realizadas sobre estas retinas, para devolver a visão a cegos, estavam focadas em materiais rígidos.

A Universidade de Oxford salientou, em comunicado, que as células destas retinas são geradas a partir de materiais naturais biodegradáveis, pelo que o implante não deverá causar uma reação agressiva no corpo, uma vez que imita quase perfeitamente uma retina humana.

“O material sintético pode gerar sinais elétricos que estimulam os neurónios na parte detrás do olho, tal como o faz a retina natural”, afirmou a investigadora britânica.

A retina é composta por duas camadas, hidrogel, uma espécie de gel que tem água, e proteínas de membrana celular.

A investigadora, antes de testar em animais e humanos, tem agora como objetivo aperfeiçoar a funcionalidade da retina, como o reconhecimento de cores, formas e símbolos.

Em destaque

Subir