Mundo

Jovem de 17 anos vai a tribunal por ter usado gás-pimenta contra violador

sondenborgUma adolescente dinamarquesa evitou ser violada disparando gás-pimenta contra o agressor, em Sønderborg. Mas o gás-pimenta é proibido na Dinamarca e a rapariga de 17 anos vai agora a tribunal responder por posse de arma ilegal.

Se a nível judicial o caso é de fácil resolução (a adolescente deve ser condenada a pagar uma multa a rondar os 65 euros), tornou-se polémico ao nível político por ter ocorrido nas proximidades de um centro de acolhimento a refugiados.

De acordo com a vítima, o violador falou em inglês quando a atirou ao chão e a tentou despir. Pôs-se em fuga ao ser atingido com o gás-pimenta.

“A posse e uso de gás-pimenta é ilegal, pelo que é provável que ela seja indiciada”, comentou o porta-voz da polícia de Sønderborg, Knud Kirsten.

A fuga à tentativa de violação perto de um centro de acolhimento a refugiados foi noticiada no mesmo dia em que a Dinamarca aprovou a ‘lei do confisco’, que permite às autoridades confiscarem dinheiro e bens a quem pedir asilo.

Para ‘ajudar’ à polémica, o incidente ocorreu em Sønderborg, uma cidade costeira que tem sido palco de um aumento dos casos de assédio contra mulheres, em especial desde os incidentes em Colónia (Alemanha) na noite da passagem de ano.

Já este ano, quase todos os clubes e bares da cidade acrescentaram uma alínea aos regulamentos para impedir a entrada de quem não saiba falar dinamarquês, alemão ou inglês.

Em destaque

Subir