Motores

Josef Newgarden usa a estratégia a seu favor na IndyCar em Detroit

Josef Newgarden ficou eternamente grato a Tim Cendric – o estratega do Team Penske – pela tática adotada no Grande Prémio de Detroit, prova do campeonato IndyCar disputado hoje no circuito de Belle Isle.

O triunfo do piloto norte-americano começou a ‘desenhar-se’ à 17ª volta, quando a sua equipa decidiu por antecipar uma paragem nas boxes para trocar de pneus de chuva para ‘slicks’ (para piso seco), num traçado que começava a secar.

Batido por Alexander Rossi na qualificação, pois o piloto da Andretti Autosport garantiu a ‘pole position’, adotando também uma opção acertada ao não ficar muito tempo em pista quando os seus pneus de chuva se começaram a degradar.

Mas ao contrário de Rossi, todos os outros favoritos passaram pelas boxes apenas quando surgiu uma situação de bandeiras amarelas duas voltas mais tarde. Isso permitiu a Newgarden passar para a frente da corrida, que não mais perdeu até final.

Para o norte-americano da Penske tratou-se do seu 12º triunfo na IndyCar e o segundo por si conseguido esta temporada, que lhe devolve a liderança do campeonato, perdida em Indianápolis para Simon Pagenaud.

Único piloto da frente utilizando motor Chevrolet, Josef Newgarden levou a melhor sobre Rossi e Takuma Sato, que somou o seu segundo pódio consecutivo no espaço de uma semana. Felix Rosenqvist e Ryan Hunter-Reay completaram o top cinco. Enquanto Simon Pagenaud foi sexto e Scott Dixon abandonou.

Em destaque

Subir