Nas Notícias

José Soeiro: “Assunção Cristas transformou Portugal num barril de pólvora”

O deputado do Bloco de Esquerda acusa o PSD e o CDS de se oporem a “todas as medidas” para combater o problema dos fogos. E acusa a líder centrista, Assunção Cristas, de “ter responsabilidades diretas e graves na transformação de Portugal num barril de pólvora”.

Num texto publicado na sua página do Facebook, José Soeiro poupa críticas à ministra demissionária, Constança Urbano de Sousa.

O parlamentar do Bloco aborda a demissão, destacando “a vantagem” de obrigar a que o debate se centre no essencial – “as medidas concretas que devem ser tomadas”.

A partir daqui, o post do parlamentar tem apenas um alvo: a direita, em particular o CDS e a sua líder.

“Se Assunção Cristas tivesse um pingo de vergonha já se teria demitido. Foi ministra quatro anos e, com a sua lei de promoção do eucalipto, tem responsabilidades diretas e graves na transformação de Portugal num barril de pólvora. Nenhuma moção de censura oportunista esconde essas responsabilidades”, escreve.

As críticas do bloquista estendem-se ao PSD, pelo facto de, na sua opinião, e ao lado do CDS, ter tentado “aproveitar-se partidariamente da tragédia”.

“ Isso já seria mau, mas é ainda mais indecoroso sabendo que se opuseram a todas as medidas aprovadas nos últimos meses no Parlamento para tentar fazer face ao problema, desde a limitação da área e da plantação de eucaliptos à criação das unidades de gestão florestal ou ao Orçamento que permitiu a contratação de sapadores florestais (que não se fazia desde 2009) e o aumento do seu financiamento”, sustenta, num texto com um título sugestivo: “incêndios e incendiários”.

Em destaque

Subir