Nas Redes

José Sócrates, o youtuber “em legítima defesa”

José Sócrates é o arguido mais mediático de sempre a usar as redes sociais para se defender. Num país habituado às acusações na praça pública, o principal visado da Operação Marquês abriu um canal no YouTube para se pronunciar “em legítima defesa”.

Em apenas dois dias, o ex-primeiro-ministro publicou seis vídeos para desmontar “o embuste sobre a PT”, pronunciando-se sobre a oferta pública de aquisição que a Sonae lançou sobre a operadora e que é, para o Ministério Público, um dos principais eixos das práticas ilícitas imputadas a José Sócrates na Operação Marquês.

“Decidi gravar estes pequenos vídeos em legítima defesa. Em legítima defesa do último embuste que o Ministério Público pretendeu criar a propósito da PT. No fundo, a ideia sugerida é que o meu Governo teria tido actuação desonesta de favorecimento dos accionistas da empresa. Acontece que isto é absolutamente falso e desejo demonstrá-lo não com base em especulação, mas com factos, em documentos e em números”, afirma José Sócrates, logo no primeiro vídeo.

Segundo o mais recente youtuber, “nenhuma justiça se pode alcançar com base na falsificação histórica”. Um dedo apontado ao Ministério Público por associar José Sócrates a Ricardo Salgado, com o antigo ‘dono disto tudo’ a recorrer ao então primeiro-ministro para travar a OPA que a Sonae lançara.

“É a mentira mais repetida pelo Ministério Público pelos jornais afetos e pelas inacreditáveis intrigas agora recuperadas pela própria Sonae”, acusou o arguido (Sócrates): “Não passa de uma falsidade facilmente desmentida pelos factos”.

Em destaque

Subir